quarta-feira, 30 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1791, foi apresentada pela primeira vez a ópera A Flauta Mágica (Die Zauberflöte), uma ópera de dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart. A apresentação se deu no Theater auf der Wieden em Viena. Mozart no entanto, morreria pouco tempo depois da estreia em 5 de dezembro do ano de 1791, em Viena, com 35 anos de idade.

Além de abordar questões do iluminismo, valorização de uma visão de mundo racional e conceitos de liberdade, a ópera apresenta também símbolos e alegorias relativos à maçonaria, da qual faziam parte Emmanuel Schikaneder, autor do texto da ópera, e também Mozart.

A composição tinha o enredo inspirado no conto Lulu, oder Die Zauberflöte, de Liebeskind. A história conta que uma fada entrega uma flauta mágica a um príncipe e essa seria uma arma para ele derrotar seus inimigos. Os maçônicos ficaram empolgados com a estreia, por outro lado, o clero e a nobreza ficaram desagradados.


terça-feira, 29 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1547, nasceu em Acalá de Henares, na Espanha, o escritor, dramaturgo e poeta espanhol Miguel de Cervantes Saavedra. A sua obra, Dom Quixote, muitas vezes considerada o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerada um dos melhores romances já escritos. Dom Quixote teve sua primeira parte publicada no ano de 1605, e a segunda em 1615.

A influência de Cervantes se tornou tão imensa que a língua espanhola é também chamada de "a língua de Cervantes". No ano de 1569, Cervantes fez sua mudança para Roma e trabalhou com um padre rico que se tornou cardeal no ano seguinte chamado Giulio Acquaviva. Mais tarde, ele se alistou na marinha espanhola e levou sua vida militar até ser capturado por piratas argelinos no ano de 1575. Ele viveu por cinco anos em regime de escravidão até que foi pago um resgate por sua liberdade.

Depois, voltou para Madri e no ano de 1585, publicou um romance pastoral conhecido como La Galatea. Após isso, enfrentando problemas financeiros, ele trabalhou como fornecedor para a Armada Espanhola e, mais tarde, como coletor de impostos. No ano de 1597, devido aos problemas com as finanças nos três anos anteriores, foi levado para a Cadeia Crown de Sevilha. Quando estava em Valladolid, seu livro Dom Quixote, alcançou um enorme sucesso e marcou seu retorno ao universo literário. Dois anos depois, já de volta a Madri, ele escolheu essa cidade para viver e trabalhar até morrer.


segunda-feira, 28 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1871, foi promulgada no Brasil a Lei do Ventre Livre. Esta lei determinava que crianças filhas de escravos a partir desta data não seriam mais obrigadas ao regime da escravidão. Pretendia também estabelecer um estágio evolutivo entre o trabalho escravo e o trabalho livre, sem causar grandes mudanças na economia ou na sociedade. De acordo com a lei, os chamados ingênuos que eram os filhos dos escravos, teriam duas opções: ficariam com os senhores de suas mães até completarem 21 anos ou poderiam ser entregues ao governo.

Na prática, os ingênuos continuaram nas propriedades e tratados como escravos. Gerou também um aumento da mortalidade infantil entre os escravos, porque além das péssimas condições de vida, houve também um descaso pelos recém-nascidos. Os fazendeiros também jamais receberam a ajuda financeira para que arcassem com as despesas da criação dos ingênuos como previa a Lei do Ventre Livre.


domingo, 27 de setembro de 2020

Demócrito de Abdera

 Demócrito de Abdera foi um importante filósofo grego que viveu de 460 a 370 a.C. Foi discípulo de outro filósofo grego, Leucipo de Mileto. Além de filósofo, foi também matemático e astrônomo. Suas ideias sobre atomismo eram que toda a matéria era formada por pequenas partículas, a qual deu o nome de átomos, que significa partícula não-divisível. Átomos é uma palavra grega, onde "a" significa não e "tomos" pedaço.

Não se tem certeza se estas ideias atomísticas eram suas mesmo ou de seu mestre Leucipo. Para ele, o universo era infinito, onde existiam muitos outros mundos parecidos como o nosso. Existem registros de que ele escreveu cerca de noventa obras. Uma célebre frase sua é: "Tudo o que existe no universo é fruto do acaso e da necessidade". Do ponto de vista filosófico, a maior parte de suas obras tratou da ética e não apenas da physis.



sábado, 26 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1936, nasceu na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, um dos mais populares escritores da atualidade, Luis Fernando Verissimo. Muito conhecido por suas crônicas e textos de humor com destaque em jornais e revistas ele também é cartunista, roteirista, tradutor e ainda toca saxofone. Com mais de 60 títulos publicados ele também é filho de um escritor muito popular, o grande e saudoso Érico Verissimo.

Luis Fernando Verissimo se tornou muito popular na década de 80, quando lançou o seu livro "O Analista de Bagé"que se transformou num fenômeno de vendas em todo o Brasil. Começou também a publicar na revista Veja, uma página semanal de humor. No ano de 1983, criou um novo personagem de grande sucesso, a Velhinha de Taubaté, "a única pessoa que acredita no governo" foi essa a sua definição. Quando completou 70 anos no ano de 2006, ele alcançou a marca de mais de cinco milhões de exemplares vendidos.


sexta-feira, 25 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 2005, o Exército Republicano Irlandês fez, de forma oficial o seu desarmamento diante de inspetores de armas independentes. Em locais secretos na República da Irlanda, o desarmamento foi realizado na presença de um padre católico e de um protestante, assim como também de funcionários da Finlândia e dos Estados Unidos como testemunhas do fato histórico. Fazia parte desse arsenal, munições, mísseis e explosivos.

O IRA foi fundado no ano de 1919 por opositores ao domínio britânico na Irlanda. Operou como braço militar do Sinn Fein, o partido político nacionalista irlandês na década de 60. Fez uso de táticas terroristas e cometeu assassinatos por mais de 30 anos na sua luta para libertar a Irlanda do Norte do domínio britânico. Desde o ano de 1997, já vigorava um cessar-fogo e, embora estivesse cumprindo este acordo, o IRA, a princípio recusou-se a abrir mão de suas armas. Durou quase seis anos este impasse do processo de paz.


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1725, nasceu no condado de Kildare na Irlanda, Arthur Guinness. Ele foi um importante cervejeiro e fundador da cervejaria Guinness, batizada como Arthur Guinness. Do ano de 1797 até 1799 ele expandiu seu negócio de cervejaria de uma forma maravilhosa. Depois disso então, ele produziu somente cerveja tipo Porter (cerveja escura), dando emprego para membros da família Purser, que anos atrás já haviam trabalhado com esse tipo de cerveja em Londres.

A família Purser então se tornou sócia da cervejaria Guinness durante grande parte do século XIX. Quando Arthur Guinness morreu no ano de 1803, a produção anual de sua empresa era na faixa de 20.000 barris. Ele foi também empresário e filantropo e quando tinha 27 anos de idade, seu padrinho, o arcebispo da Igreja da Irlanda de Cashel, legou-lhe uma grande quantia em dinheiro.

Hoje a cerveja Guinness é comercializada num total de 155 países, possuindo 80% de participação no mercado mundial de cerveja preta. Ao redor do mundo, 170 mil pubs consomem 10 milhões de copos de Guinness diariamente. Com quase 300 anos de história, a cerveja é produzida com a mesma fórmula: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura.


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1875, William Henry McCarty mais conhecido como Billy the Kid, um fora da lei do Velho Oeste norte-americano, foi preso pela primeira vez após roubar um cesto de roupa. Mais tarde, ao sair da prisão, ele percorreu todo o oeste americano, onde construiu sua reputação de bandido e assassino, se envolvendo na morte de 21 pessoas.

Não se tem detalhes exatos sobre o seu nascimento, mas, provavelmente tenha sido entre os anos de 1859 e 1861, em Indiana ou Nova York. Quando criança, ele não teve nenhuma relação com seu pai e mudou-se com a família para vários lugares como, Indiana, Kansas, Silver City, Colorado e Novo México. Após sua mãe morrer no ano de 1874, ele passou a viver do crime.

Participou da famosa Guerra do Condado de Lincoln, que envolveu fazendeiros rivais e facções mercantes no ano de 1878. Após isso, continuou sua vida roubando gado, cavalos, jogos e assassinatos. Devido aos seus crimes, havia um prêmio por sua cabeça. Ele foi preso e indiciado pela morte de um xerife durante a Guerra do Condado de Lincoln. Apesar de ter sido condenado à forca, conseguiu escapar da prisão matando dois vereadores. No entanto, sua liberdade durou pouco pois foi encontrado em Fort Sumner, no Novo México pelo xerife Pat Garrett que o matou a tiros no dia 14 de julho do ano de 1881.

Apesar de ter morrido muito jovem, sua lenda só cresceu e até hoje em dia ele é um símbolo do Velho Oeste. A história de Billy the Kid serviu de inspiração para inúmeros filmes, livros, programas de televisão e até músicas. O local onde ele foi morto, Fort Sumner, que fica a 160 quilômetros de Albuquerque, com o seu túmulo e um museu, é atração turística.


terça-feira, 22 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1980, sob o comando do então presidente Saddam Hussein, as tropas iraquianas invadiram a zona ocidental do Irã, dando início à Guerra Irã-Iraque. Este foi o conflito militar entre os dois países de 1980 até 1988 por disputas políticas e territoriais. Os Estados Unidos do presidente Ronald Reagan, junto da Arábia Saudita deram apoio ao Iraque. Já a Síria e a Líbia apoiaram o Irã.

O Iraque compra seus armamentos da União Soviética, porém à medida que crescia o apoio norte-americano a seu favor, viu o Irã comprar mais equipamento russo. Em meados dos anos oitenta, o Irã e o Iraque se acusavam de terem feito uso de armas químicas. Em julho do ano de 1988, veio o armistício e em 15 de agosto do mesmo ano, a paz foi restabelecida.

No ano de 1990, o Iraque aceitou o acordo de Argel de 1975, que estabelecia a fronteira com o Irã. Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas perderam a vida no conflito.


segunda-feira, 21 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1860, morreu em Frankfurt na Alemanha, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Nasceu em 22 de fevereiro do ano de 1788 e influenciado por Immanuel Kant, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, acreditava no amor como meta na vida, mas não acreditava que ele tivesse algo a ver com a felicidade.

Sua principal obra foi "O mundo como vontade e representação" do ano de 1819, porém seu livro mais conhecido foi "Parerga e Paralipomena" do ano de 1851. Sua teoria filosófica abordou diversos temas relacionados com a existência humana, o sofrimento e do tédio. Dessa forma, segundo ele, a vida oscilaria do sofrimento ao tédio e a felicidade seria algo momentâneo.

Seus estudos estiveram apoiados em diversos assuntos, como a metafísica, a ética e a moral. Ele fez a introdução do budismo e do pensamento indiano na metafísica alemã. A influência oriental em sua filosofia o fez aceitar o ateísmo. Ele acabou porém, ficando conhecido vulgarmente pelo seu pessimismo. Ele também foi influenciador de vários pensadores como Nietzsche, Hartmann, Thomas Mann e Freud.


domingo, 20 de setembro de 2020

Marquesa de Santos

 Domitila de Castro Canto e Melo nasceu em São Paulo no dia 27 de dezembro do ano de 1797. Aos 15 anos de idade casou-se com o alferes mineiro Felício Pinto Coelho de Mendonça, com quem teve três filhos.

Conseguiu a anulação do seu casamento e manteve uma relação amorosa com D.Pedro I que durou sete anos. D.Pedro I transferiu sua família para a Corte e o caso provocou um escândalo na sociedade.

Domitila exerceu grande influência durante o reinado do primeiro imperador do Brasil e monopolizou os favores do soberano e logo entrou em conflito com o presidente do Conselho de Ministros, José Bonifácio de Andrada e Silva, que, por sua influência, foi exilado na França. O imperador a fez dama do Paço, viscondessa e, por último, marquesa de Santos no dia 12 de outubro do ano de 1826.

Sua relação amorosa com D.Pedro I foi abalada quando, após a morte da imperatriz Maria Leopoldina, no ano de 1826, D.Pedro I acertou um segundo casamento, com a duquesa de Leuchtemberg, Amélia Beauharnais.

No ano de 1829, quando estava grávida do quinto filho com o imperador, Domitila rompeu o romance e retornou para São Paulo. Casou-se com Rafael Tobias de Aguiar e faleceu aos 70 anos de idade no dia 3 de novembro do ano de 1867 na cidade de São Paulo.


sábado, 19 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1921, nasceu na cidade de Recife, Paulo Reglus Neves Freire. Foi educador e Patrono da Educação Brasileira. Durante sua vida, tornou-se um dos mais prestigiados pensadores da história da pedagogia mundial, influenciador do movimento denominado pedagogia crítica. Tornou-se bastante conhecido por ter sido autor da "Pedagogia do Oprimido".

Através da sua prática didática, visava libertar o educando da chamada educação bancária e tecnicista. A intensão era tornar o aluno liberto de chavões alienantes, em que o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se na área da educação popular, que era voltada tanto para a escolarização como para a formação de consciência política.

Devido ao seu trabalho, recebeu 41 títulos de Doutor  Honoris Causa de universidades como Cambridge, Oxford e Harvard. Paulo Freire faleceu no dia 2 de maio do ano de 1997 na cidade de São Paulo.


sexta-feira, 18 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1865, aconteceu a rendição do Paraguai sob o comando do tenente-coronel Antonio de la Cruz Estigarribia. A rendição aconteceu na presença de D.Pedro II, imperador do Brasil, e dos presidentes Bartolomé Mitre, da Argentina e Venancio Flores do Uruguai na cidade de Uruguaiana no Rio Grande do Sul. Sendo assim, deu-se fim a primeira fase da Guerra do Paraguai na qual Solano López lançou sua grande ofensiva nas operações de invasão da Argentina e do Brasil. Esta rendição também poderia ter acabado com o conflito de vez, mas acabou se estendendo por mais tempo pois o Brasil exigia a morte de Solano López.

As tropas aliadas libertaram os últimos redutos paraguaios em território argentino meses depois, sendo estes as cidades de  Corrientes e São Cosme, localizadas na confluência dos rios Paraná e Paraguai, no final do ano de 1865. Durante este ano também, houve a ofensiva da Tríplice Aliança e seus exércitos, tendo mais de 50 mil homens preparados para tomar o Paraguai. A Guerra do Paraguai acabou se estendendo de dezembro de 1864 até março do ano de 1870. Foi também, reflexo da consolidação das nações da bacia platina(Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai) e teve como resultado, uma enorme destruição e grande saldo de mortos. Conflito de maior duração e proporção de toda a história da América do Sul e foi um grande divisor de águas para todos os países envolvidos.


quinta-feira, 17 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1941, nasceu na cidade mineira de Juiz de Fora, o escritor, político e jornalista Fernando Paulo Nagle Gabeira. Muito conhecido por sua atuação no Partido Verde, no qual é membro fundador e por suas polêmicas como a descriminalização da maconha, o casamento homossexual e a profissionalização da prostituição. Participou da luta armada e do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick durante o regime militar no Brasil no ano de 1969. Em 1970, ele foi preso em São Paulo e, numa tentativa de fuga, foi atingido por uma bala nas costas, que lhe perfurou o rim, estômago e fígado.

Também no ano de 1970, ele foi libertado em troca do embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, que também tinha sido sequestrado. O grupo envolvido foi expulso do país e enviado para a Argélia. Ficou exilado de 1970 até 1979, quando morou em diversos países, como Suécia, Chile e Itália. Em 1979 voltou ao Brasil através da lei da anistia. Começou a trabalhar como jornalista e escritor, defendendo o fim do regime militar. Depois do ano de 1985, apoiou a causa dos direitos das minorias e do meio ambiente. Quando estava no exílio, ele se casou com sua companheira de militância Vera Sílvia Magalhães.

Depois que retornou ao Brasil, se casou com a estilista Yamê Reis, com quem viveu por dezesseis anos e teve duas filhas, a surfista Maya Gabeira e a psicóloga Tami. No ano de 1999 eles se divorciaram e hoje é casado com a atriz e empresária Neila Tavares.


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1817, era criada a capitania de Alagoas após se desmembrar da capitania de Pernambuco como um resultado da Revolução Pernambucana que aconteceu no mesmo ano. Inicialmente, a capital foi a vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul atual cidade de Marechal Deodoro. No dia 9 de dezembro do ano de 1839 sua capital se transferiu para a atual Maceió, que, por sua vez, desmembrou-se de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.

No ano de 1889, com a proclamação da república, a capitania foi elevada à condição de estado. Sebastião Francisco de Melo e Póvoas foi o primeiro governador da capitania e assumiu a função em 22 de janeiro do ano de 1819. Durante o Império, a capitania viveu períodos conturbados, com movimentos como a Confederação do Equador em 1824 e a Cabanagem de 1835 à 1840. A capitania de Pernambuco, antes de ser dividida compreendia os territórios dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e também a porção leste da Bahia.


terça-feira, 15 de setembro de 2020

No dia de hoje!

No dia de hoje, no ano de 1890, nasceu em Torquay no Reino Unido, a destacada escritora de histórias  policiais Agatha Christie. Ficou conhecida como a Rainha do Crime e teve como inauguração de sua carreira no ano de 1920, "O Misterioso Caso de Styles". Suas obras se caracterizaram pela criação de dois originais detetives: Hércules Poirot e Miss Marple e também pelos surpreendentes desenlaces.

Hércules Poirot foi o herói da maior parte dos seus romances com destaque para O Assassinato de Rogelio Acroyd do ano de 1926 e Cai o Pano de 1975 onde aconteceu a sua morte. Agatha Christie escreveu diversas obras para o teatro incluindo A Ratoeira, que foi representada ininterruptamente em Londres desde o ano de 1952, e Testemunha de Acusação de 1953 que foi levada ao cinema no ano de 1957. Esta inclusive recebeu o prêmio da crítica teatral de Nova York para a temporada 1954-1955.

Criou também várias novelas românticas usando o pseudônimo de Mary Westmacott. Muitas das suas histórias foram levadas para o cinema e televisão, com destaque para as protagonizadas por Hércules Poirot e Miss Marple. No ano de 1971, Agatha Christie foi condecorada com a Ordem do Império Britânico. Faleceu no dia 12 de janeiro do ano de 1976 na cidade de Winterbrook no Reino Unido.


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1867, foi lançada por Karl Marx, a sua obra prima, "O Capital" uma crítica de economia política e que serviria de conceito e base teórica para grandes revoluções no mundo, para criação de regimes de governos, além de criticar o sistema capitalista.

Marx assinalou em seu livro, "os donos do capital estimularão a classe trabalhadora para que comprem mais e mais bens de consumo, casas, tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que a dívida se torne insuportável. O débito não pago da dívida levará os bancos à falência, porque terão que ser nacionalizados e o Estado dirigir a economia".

Marx tinha sua ideia centralizada na derrocada da sociedade capitalista que daria uma vitória ao comunismo, libertando assim a classe trabalhadora da exploração por parte dos empresários.

Karl Marx levou mais de 15 anos para escrever o primeiro volume de sua obra, concentrando suas pesquisas na biblioteca do Museu Britânico, de Londres. Com a sua morte, os outros dois volumes foram escritos por seu amigo Friedrich Engels, baseado em fragmentos, anotações e bilhetes deixados por Marx.


domingo, 13 de setembro de 2020

Carlos Chagas

  Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas, nasceu no dia 9 de julho do ano de 1879 na cidade de Oliveira em Minas gerais. Filho de um fazendeiro, estudou medicina no Rio de Janeiro, terminando o curso no ano de 1903. Nesse mesmo ano, ingressou no Instituto Bacteriológico Oswaldo Cruz, no Rio, que dirigiu a partir de 1917. Em 1905 foi enviado pelo médico Oswaldo Cruz a Santos em São Paulo, para deter uma epidemia de malária, descobriu que a transmissão era feita por um mosquito e viabilizou o combate à doença. Em 1907, chefiando a comissão de estudos e prevenção da malária em Minas Gerais, começou a pesquisar ema endemia de causa ignorada, mais tarde chamada de doença de Chagas. Em 1909 identificou o agente causador da moléstia, um protozoário ao qual deu o nome de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Oswaldo Cruz. Encontrou também o inseto transmissor, o barbeiro. Entre 1911 e 1912, fez um grande levantamento epidemiológico na Amazônia. Em 1918, como diretor de saúde pública do Rio de Janeiro, chefiou a campanha contra epidemia de gripe espanhola. Suas investigações levaram a métodos para o tratamento e a erradicação dessas doenças e lhe trouxeram reconhecimento internacional. Ganhou os prêmios Schaudim(1912) e Krummel(1925), ambos na Alemanha e recebeu o título de doutor honoris causa pelas universidades de Paris, Harvard, Bruxelas, Buenos Aires, Lima e Arequipa. Passou a integrar o Comitê de Higiene da Liga das Nações Unidas e fundou o Centro Internacional de Lepologia. Faleceu no dia 8 de novembro do ano de 1934 na cidade do Rio de Janeiro.


sábado, 12 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1720, durante o chamado "ciclo do ouro" no Brasil, foi criada a capitania de Minas Gerais. Teve sua origem de uma cisão da capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Tinha como capital Vila Rica (atual Ouro Preto). Depois de 100 anos, no dia 28 de fevereiro do ano de 1821, a capitania de Minas foi transformada em província, que viria a ser o atual estado de Minas Gerais com a proclamação da República.

Na primeira metade do século XVIII, Minas Gerais era o centro econômico da colônia, com rápido crescimento populacional por conta do ouro encontrado em seu território. Essa migração começou no final do século anterior, quando encontraram ouro na Serra do Sabarabuçu e também nos ribeirões do Carmo e do Tripuí. No ano de 1696 foi fundado o arraial de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, que se tornou a primeira vila de Minas Gerais (atual Mariana) no ano de 1711.

Essa descoberta do ouro trouxe também muitos conflitos como por exemplo a Guerra dos Emboabas, de 1707 até 1710 e a Revolta de Felipe dos Santos em 1720. Devida a grande exploração do ouro em Minas, foram inseridos na capitania para fazer o trabalho de extração e lavoura, mais de 500 mil negros escravos.

Os negros oriundos de Gana, chamados "Minas" eram os mais requisitados para fazer o garimpo, já que faziam este trabalho também na África e os que vinham de Moçambique e Angola eram usados na lavoura. A partir do ano de 1750, começou o declínio da produção do ouro, com isso, Portugal teve que aumentar a arrecadação e elevar os impostos, o que revoltou o povo resultando na Inconfidência Mineira no ano de 1789.


sexta-feira, 11 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1709, aconteceu no marco da Guerra de Sucessão Espanhola, a Batalha de Malplaquet. As tropas da Aliança, composta pela Áustria, Inglaterra e Holanda, comandadas pelo Duque de Marlborough e pelo Príncipe Eugênio de Saboya venceram as tropas da França.

No dia 11 de setembro, por volta das 8 horas da manhã, o Duque de Marlborough, à direita do Príncipe Eugênio com um exército de soldados imperiais e dinamarqueses, avançou atacando pelo flanco, mas não foi bem sucedido. O Príncipe de Orange e o barão Nagel comandando a infantaria prussiana e holandesa, encontrou também uma forte resistência francesa pelo flanco esquerdo.

O Príncipe Eugênio, depois de ter dois ataques rejeitados, dirigiu pessoalmente o terceiro. Suas tropas então, romperam as linhas francesas e as expulsaram do território de Malplaquet na França. Ao todo, os aliados perderam 25.000 homens e os franceses 11.000 e também a derrota definitiva nesta batalha. Durante a Guerra de Sucessão Espanhola, sem dúvida, a Batalha de Malplaquet foi uma das mais sangrentas.


quinta-feira, 10 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1977, na prisão Baumetes, em Marselha, na França, foi usada a guilhotina pela última vez na execução do imigrante tunisiano Hamida Djandoubi condenado por assassinato.

Junto com a Revolução Francesa, a guilhotina ganhou fama, quando Joseph-Ignace Guillotin que era um físico e revolucionário conseguiu aprovar uma lei que determinava que todas as sentenças de morte fossem cumpridas através de uma máquina. Na Irlanda e na Inglaterra já haviam sido usadas máquinas de decapitação e Guillotin e outras pessoas achavam que este método proporcionaria uma morte mais "humana" do que enforcamento e fuzilamento. Então, no dia 25 de abril do ano de 1792, a máquina de decapitação francesa foi testada em cadáveres. A primeira pessoa a ser executada através dessa máquina foi um assaltante de estradas.

Logo o aparelho ganhou o nome do seu incentivador e mais de 10 mil pessoas foram decapitadas durante a Revolução Francesa, entre elas, o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta. A guilhotina foi usada na França durante os séculos XIX e XX. Sua última execução foi no ano de 1977.

A França proibiu a pena de morte em setembro do ano de 1981 e a guilhotina nunca mais foi usada. Existe em Liden, na Suécia um museu dedicado à guilhotina.


quarta-feira, 9 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1923, morreu na cidade de Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, o Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca. Foi militar e político, presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Nasceu na cidade gaúcha de São Gabriel no dia 12 de maio do ano de 1855. Era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca que foi o primeiro presidente do Brasil, do General João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército e filho do Marechal Hermes Ernesto da Fonseca e de Rita Rodrigues Barbosa. Deu apoio a república proclamada pelo seu tio Manuel Deodoro da Fonseca que o convidou para ser secretário militar logo após o golpe. Depois de dez meses como capitão, passou a tenente coronel. No ano de 1904, ele era o comandante da Escola Preparatória do Realengo e reprimiu a Revolta da Vacina contra a varíola. Em 1908, no mês de novembro, depois que retornou de uma viagem feita à Alemanha, ele foi indicado para a sucessão presidencial. Hermes da Fonseca e o seu vice Wenceslau Brás venceram Rui Barbosa e o seu vice Albuquerque Lins na eleição de 1 de março do ano de 1910. Após ser eleito, viajou para a Europa, onde presenciou a queda da monarquia em Portugal. Logo na sua primeira semana de governo, Hermes da Fonseca teve que enfrentar, no mês de novembro, a Revolta da Chibata que foi um motim de marinheiros. Com uma promessa de anistia aos envolvidos, ele conseguiu abafar o movimento, mas traiu esse acordo e como resultado, 1200 marinheiros foram expulsos e centenas presos e mortos. Hermes da Fonseca teve sua imagem bem abalada devido a este fato e em seguida, enfrentou a Guerra do Contestado que não conseguiu dominar até o fim do seu mandato. Ele e Eurico Gaspar Dutra, foram os únicos militares que chegaram à presidência de forma direta e eleitoral. Uma coisa que chamou a atenção foi que em todo o seu mandato, ele andou fardado, até mesmo durante as reuniões ministeriais. Foi em sua gestão também que foi criada a Faixa Presidencial. Quando ele deixou o governo, em novembro do ano de 1914, ele candidatou-se ao senado pelo Rio Grande do Sul, mas se recusou a assumir a cadeira, devido ao assassinato de Pinheiro Machado, no dia em que deveria ser diplomado no ano de 1915. Afastou-se da política e viajou para a Europa onde ficou por seis anos morando na Suíça. Ao retornar ao Brasil, assumiu a presidência do Clube Militar no ano de 1921 mas entrou em conflito com o governo de Epitácio Pessoa quando prestigiou as forças politicas que apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha e também ao se envolver na frustrada revolta do Forte de Copacabana no ano de 1922. Epitácio Pessoa decretou sua prisão, mas ele foi liberado após seis meses através de um habeas corpus. Mudou-se para Petrópolis(RJ) e doente, morreu no dia 9 de setembro de 1923.


terça-feira, 8 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1551, foi fundada a cidade de Vitória. Essa cidade é a capital do estado do Espírito Santo, e uma das três ilhas-capitais do Brasil junto com Florianópolis e São Luís. Tem uma população de 363 mil habitantes, segundo o censo de 2018, além da ilha principal, fazem parte do município mais 34 ilhas e uma porção continental. Seu nome é em homenagem a vitória de uma batalha travada contra os índios Goitacazes comandada pelo donatário da capitania, Vasco Fernandes Coutinho. Nas partes altas foi se formando a cidade, dando origem a diversas ruas estreitas e a parte baixa ficou exposta a ataques e, então, construiu-se vários fortes na beira mar. Na cidade de Vitória, existem dois grandes portos, o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão, ambos fazem parte do maior complexo portuário do país e são considerados os melhores do Brasil. Na capital capixaba existem também várias praias, apesar de não serem muito extensas devido ao tamanho da ilha.


segunda-feira, 7 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1940, começou o intenso bombardeio de aviões alemães contra o Reino Unido no episódio que ficou conhecido como "Blitz". Foram uma longa série de ataques sofridos pelos britânicos durante a Segunda Guerra Mundial, que só se encerraram no dia 10 de maio do ano de 1941. O nome "Blitz" vem da contração popular inglesa da palavra alemã Blitzkrieg, ou "guerra relâmpago".

Esses ataques fizeram com que mais de 43 mil civis perdessem suas vidas, além de mais de um milhão de casas destruídas. Fora a capital Londres, também sofreram ataques Belfast, Bristol, Cardiff, Birmingham, Glasgow, Coventry, Sheffield, Swansea, Hull, Liverpool, Manchester, Plymouth, Portsmouth e Southampton.

Mesmo com um intenso ataque, os alemães não conseguiram abalar o moral dos britânicos e nem invadir o Reino Unido. Para prevenir o pior, o governo britânico, promoveu a retirada maciça de aproximadamente 650 mil crianças para o interior. Hitler então, desistiu da ação e, após o ano de 1941, voltou sua atenção para o leste europeu.

No dia 29 de dezembro, ao anoitecer, aconteceu o ataque mais devastador quando os alemães bombardearam Londres, provocando o chamado "Segundo Grande Incêndio de Londres". Devido a esses ataques, as defesas antiaéreas do Reino Unido foram aperfeiçoadas, com o aumento de radares em terra guiando ataques durante a noite, luzes de busca e peças de artilharia.

Com o aumento das perdas da Luftwaffe a partir do ano de 1941, e por conta da iminente invasão da União Soviética, a Alemanha se movimentou para o leste europeu desistindo de dominar o Reino Unido, terminando a "Blitz" em maio do ano de 1941. Em 10 de maio, aconteceu o último grande ataque contra Londres, quando 515 bombardeiros atingiram importantes prédios, como o Museu Britânico, o Palácio de St. James e o Palácio de Westminster.


domingo, 6 de setembro de 2020

Borba Gato

 Manuel de Borba Gato nasceu na cidade de São Paulo no ano de 1649, e durante a sua juventude, dedicou-se à caça de índio para escravização. No ano de 1674, juntou-se à mais importante expedição de Fernão Dias Pais Leme, seu sogro, conhecido como caçador de esmeraldas. A bandeira, que partiu em busca de ouro e pedras preciosas, seguiu pelo vale do rio Paraíba, em São Paulo, até Taubaté. De lá seguiu para o norte de Minas Gerais, explorando os sertões mineiros até o vale do Jequitinhonha. No ano de 1682 foi responsabilizado pelo assassinato do administrador-geral das minas, Rodrigo de Castel Blanco. Decidiu tornar-se um foragido da lei, embrenhando-se no sertão, onde continuou em busca de minérios. Encontrou ouro na região de Sabará e nos vales dos rios Sapucaí e Grande, no ano de 1695. Essa descoberta impulsionou a mineração em Minas Gerais, em Mato Grosso, na Bahia e em Goiás e deu origem ao período de 40 anos conhecido como ciclo do ouro. Pelas suas descobertas, Borba Gato obteve o perdão real no ano de 1700 e foi nomeado guarda-mor do distrito de Rio das Velhas. No ano seguinte recebeu terras entre os rios Paraopeba e das Velhas, e fundou o arraial de Sabará. Foi nomeado superintendente das minas no ano de 1702, cargo este que ocupou por diversas vezes. Morreu no ano de 1718 aos 69 anos de idade na cidade de Sabará em Minas Gerais.


sábado, 5 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1850, foi criada a Província do Amazonas por um decreto de D.Pedro II após ser desmembrada da Província do Grão-Pará. Entre os motivos da sua criação estava as tentativas fracassadas do Peru em ampliar suas fronteiras com o Brasil e a gigantesca área territorial administrada pelo Grão-Pará, com capital em Belém.

Devido a isso, a data 5 de setembro foi escolhida para celebrar o Dia da Amazônia, já que o estado do Amazonas possui grande parte da Floresta Amazônica.

Nos dias de hoje, o estado do Amazonas possui um dos mais baixos índices de densidade demográfica, superior apenas ao de Roraima e é o maior em extensão territorial do país. Faz fronteira com Pará ao leste; Mato Grosso ao sudeste; Rondônia a Acre ao sul e sudoeste; Roraima ao norte; além da Venezuela, respectivamente. Também está localizado no Amazonas o Pico da Neblina, ponto culminante do Brasil. O dia da Amazônia busca voltar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do Planeta.


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1969, o Brasil vivia sua Ditadura Militar e aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o sequestro do embaixador dos Estados Unidos da América, Charles Burke Elbrick. A ação foi realizada por organizações de extrema-esquerda Ação Libertadora Nacional e Dissidência Comunista da Guanabara, que participavam da luta armada no país. Este episódio é relatado no livro de Fernando Gabeira, "O que é isso Companheiro?".

Quem idealizou o sequestro foi o militante estudantil da Dissidência Franklin Martins e Cid Benjamin. Eles tinham como objetivo, conseguir a libertação do líder estudantil Vladimir Palmeira que era o principal articulador político das manifestações que aconteciam contra a ditadura no ano de 1968 na Guanabara. Tudo aconteceu às 14h30, na rua Marques, bairro do Humaitá, na cidade do Rio de Janeiro. Quatro guerrilheiros fecharam o carro em que o embaixador estava e renderam ele e seu motorista.

O motorista foi deixado no carro junto com uma carta que continha as exigências. Elbrick ficou com os sequestradores por quase três dias, e o governo brasileiro então, atendeu às exigências e ao todo, 13 presos políticos foram enviados ao exílio político na cidade do México. Os guerrilheiros libertaram o embaixador nas proximidades do Estádio do Maracanã, ao fim de um jogo entre América e Fluminense, de modo que eles pudessem se misturar no meio dos torcedores.


quinta-feira, 3 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 301 d.C, foi fundada a menor e mais antiga república da Europa e do mundo, a República de San Marino. Ela está localizada em território italiano, entre Emília-Romana e as Marcas; fica numa zona acidentada, ao pé do Monte Titano, com 749 metros, próximo ao Mar Adriático, no sul do continente europeu. Sua religião predominante é a católica. A República de San Marino foi fundada segundo a tradição, pelo construtor San Marino, um cristão que havia fugido das perseguições imperiais.

Apesar da disputa pelas famílias reais Rímini e Montefeltro e sujeita às lutas entre guelfos e gibelinos, ela conseguiu aumentar seu território além de manter sua independência. No ano de 1797, o pequeno Estado foi reconhecido pela França napoleônica e em 1815 por outros estados europeus durante o Congresso de Viena. Embora seja um país soberano, depende muito da Itália, pela qual está completamente rodeada desde a unificação do país no século XIX.

No alto dos picos do Monte Titano, estão as Três Torres, cidadelas que parecem castelos e datam do século XI. Sua população segundo o Banco Mundial no levantamento realizado no ano de 2018, é de 33.785 habitantes. A língua oficial é o italiano.


quarta-feira, 2 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1822, aconteceu um fato histórico no Brasil pois, nesta data, a então princesa regente do Brasil, Maria Leopoldina por conta de uma ausência de D.Pedro, assinou o decreto da Independência declarando a separação do Brasil de Portugal. Ela fez uso dos seus atributos de chefe interina do governo para realizar uma reunião com o Conselho de Estado e assinar o documento.

Nessa época, o povo brasileiro já esperava que D.Pedro retornasse a Portugal, o que rebaixaria o Brasil a posição de uma simples colônia, em vez de um reino unido ao de Portugal. Havia também entre o povo temores que uma guerra civil viesse separar a Província de São Paulo do resto do país.

Diante dessa situação, D.Pedro então passou o poder para D.Leopoldina, em 13 de agosto do ano de 1822, nomeando-a chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente interina do Brasil. D.Pedro havia partido para São Paulo a fim de tentar acabar com um conflito. Por conta das notícias que chegavam de Portugal, D.Leopoldina não teve como esperar a volta de seu marido e precisou tomar uma decisão contando com os conselhos de José Bonifácio de Andrada e Silva.

Após assinar o decreto, ela encaminhou uma carta a D.Pedro dizendo que ele proclamasse a Independência do Brasil. No dia 7 de setembro ele recebeu a carta e então proclamou o Brasil livre de Portugal, isso aconteceu às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Aguardando pela volta de D.Pedro, Leopoldina, interinamente governando um Brasil já independente, idealizou a bandeira do país. No dia 1 de dezembro do ano de 1822, Leopoldina foi coroada imperatriz durante a cerimônia de coroação e sagração de D.Pedro I.


terça-feira, 1 de setembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial quando a Alemanha nazista invadiu a Polônia com o seu exército. O objetivo principal de Adolf Hitler com este ato era reconquistar os territórios que ele havia perdido na Primeira Guerra Mundial e também expandir o território alemão.

O ataque teve início exatamente às 4h45 da madrugada, quando os canhões do cruzador SMS Schleswig-Holstein abriram fogo contra os poloneses em Westerplatte, na atual cidade de Gdansk. Depois de um mês, os poloneses foram derrotados pelos alemães. A União Soviética fez valer o acordo Ribbentrop-Molotov e ocupou a parte oriental da Polônia.

Por outro lado, a França e a Grã-Bretanha responderam com uma declaração de guerra à Alemanha, porém, não fizeram nada para socorrer a Polônia e se limitaram apenas em formar uma linha de defesa caso tivessem que enfrentar um possível ataque alemão. Foi então o início do maior conflito armado de todos os tempos e que só se encerraria no ano de 1945, tendo a participação de todas as superpotências mundiais.

A Segunda Guerra Mundial, contou com holocausto, bombas atômicas e chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os países que compunham o Eixo. Aproximadamente 17 milhões de civis foram mortos.