No dia de hoje, no ano de 1935, morreu em Lisboa, Portugal, Fernando Pessoa. O poeta que nasceu também em Lisboa no dia 13 de junho do ano de 1888, viveu na África do Sul onde seu padrasto foi cônsul de Portugal e se tornou fluente no idioma inglês. Voltando a Portugal, trabalhou como tradutor, contribuindo para revistas, como o projeto luso-brasileiro modernista "Orpheu" do ano de 1915.
Fernando Pessoa foi também poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Pessoa foi vários poetas ao mesmo tempo. Tendo sido "plural", como se definiu, criou personalidades próprias para os vários poetas que conviveram nele. Cada um deles tem sua biografia e traços diferentes de personalidade.
Os poetas não são pseudônimos e sim heterônimos, ou seja, indivíduos diferentes, cada qual com seu mundo próprio, representando o que angustiava ou encantava seu autor. São eles: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e Álvaro de Campos. No leito de morte sua última frase foi escrita, em inglês, com data de 29 de novembro de 1935: "I know not what tomorrow will bring"(Não sei o que o amanhã trará).





























