segunda-feira, 30 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1935, morreu em Lisboa, Portugal, Fernando Pessoa. O poeta que nasceu também em Lisboa no dia 13 de junho do ano de 1888, viveu na África do Sul onde seu padrasto foi cônsul de Portugal e se tornou fluente no idioma inglês. Voltando a Portugal, trabalhou como tradutor, contribuindo para revistas, como o projeto luso-brasileiro modernista "Orpheu" do ano de 1915.

Fernando Pessoa foi também poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Pessoa foi vários poetas ao mesmo tempo. Tendo sido "plural", como se definiu, criou personalidades próprias para os vários poetas que conviveram nele. Cada um deles tem sua biografia e traços diferentes de personalidade.

Os poetas não são pseudônimos e sim heterônimos, ou seja, indivíduos diferentes, cada qual com seu mundo próprio, representando o que angustiava ou encantava seu autor. São eles: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e Álvaro de Campos. No leito de morte sua última frase foi escrita, em inglês, com data de 29 de novembro de 1935: "I know not what tomorrow will bring"(Não sei o que o amanhã trará).


domingo, 29 de novembro de 2020

Ernesto Geisel

 Ernesto Geisel, nasceu em Bento Gonçalves (RS) no dia 3 de agosto do ano de 1907. Filho de alemães da Baviera, protestantes luteranos, estudou no Colégio Militar de Porto Alegre onde se formou no ano de 1924 como primeiro aluno da turma. Seguiu carreira militar e chegou a general-de-brigada no ano de 1960. Promovido a general-de-divisão no ano de 1964, ocupou a chefia da Casa Militar no governo Castello Branco. No ano de 1969, assumiu a direção da Petrobrás e, cinco anos mais tarde, a Presidência da República. Durante seu governo enfrentou o fim do chamado milagre econômico, com a redução do crescimento e a alta da inflação. Para superar esse quadro desfavorável, agravado pela vitória expressiva da oposição nas eleições parlamentares do ano de 1974, apresentou seu projeto de abertura política "lenta, gradual e segura". Nas eleições do ano de 1976 impediu o debate político no rádio e na TV com a Lei Falcão. No ano de 1977, alterou as regras eleitorais decretando o chamado Pacote de Abril, que aumentava o mandato presidencial de cinco para seis anos, mantinha as eleições indiretas para governador e criou a figura do senador biônico, que também era escolhido indiretamente para garantir ao governo a necessária maioria parlamentar. Terminou o mandato enviando ao Congresso a emenda constitucional que acabou com o Ato Institucional nº 5. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 12 de setembro do ano de 1996.


sábado, 28 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1820, nasceu em Barmen, na Prússia o famoso filósofo socialista alemão Friedrich Engels. Por ser filho de um dono de uma fábrica, tornou-se um empresário de sucesso. Engels não era reformista, mas sim um revolucionário. Propunha mais que uma revolução política de viés particularista e ambicionava uma revolução social, de viés totalizante, abrangente, que lançasse as bases sociais para uma sociedade sem divisão de classes.

Sua visão sobre o trabalho defendia que este era a condição básica e fundamental de toda a vida humana. Após conhecer Karl Marx, ele criou uma parceria permanente a fim de promover o movimento socialista. Depois que os dois convenceram o segundo congresso comunista a adotar os seus pontos de vista, eles tiveram autorização para elaborar o Manifesto Comunista no ano de 1848. Com a morte de Karl Marx no ano de 1883, ele se tornou a principal autoridade sobre este e o marxismo.


sexta-feira, 27 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1935, aconteceu no Rio de Janeiro o movimento que ficou conhecido como Intentona Comunista, ou Revolta Vermelha de 35 e Levante Comunista. Alguns dias antes, essa conspiração já havia acontecido na cidade de Natal entre os dias 23 e 25 e também no Recife no dia 25. Foi uma tentativa sem sucesso de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, promovido pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) em nome da Aliança Nacional Libertadora.

Fazia parte das reivindicações políticas imediatas, de influência comunista, a luta contra as oligarquias, o imperialismo e o autoritarismo, sugerindo o não pagamento da dívida externa, a nacionalização de empresas estrangeiras, o combate ao fascismo e a reforma agrária. O capitão do Exército Brasileiro e líder tenentista convertido ao comunismo Luís Carlos Prestes foi o principal líder do movimento.

A cidade do Rio de Janeiro foi o palco mais cruel da tentativa de golpe. Segundo dados do exército, 32 homens do 3º Regimento de Infantaria perderam a vida. Um dos fatos mais dramáticos, foi a tentativa de invadir o Regimento de Aviação no Campo dos Afonsos, a fim de capturar aeronaves e com elas bombardear a cidade do Rio de Janeiro. As forças do governo conseguiram evitar que isso acontecesse. Rapidamente o movimento foi reprimido e Getúlio Vargas perseguiu e prendeu todos os envolvidos.

No ano de 1936, Luís Carlos Prestes perdeu a patente de capitão e ficou preso por nove anos. Olga Benário, sua companheira, estava grávida e foi deportada vindo a morrer na câmara de gás no campo de concentração nazista Ravensbrück. A criança de nome Anita Leocádia Prestes, nasceu numa prisão alemã e foi resgatada pela mãe de Prestes. Na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro foi erguido um monumento aos soldados mortos.


quinta-feira, 26 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1930, foi criado pelo então presidente da república Getúlio Vargas através do decreto nº 19.433 o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor foi o primeiro ministro a assumir a pasta. Mais tarde, seu neto, Fernando Collor se tornaria presidente do Brasil no ano de 1990.

Estão entre as competências do Ministério, a política e diretrizes para a geração de emprego e renda, dar apoio ao trabalhador, política e diretrizes quanto a modernização das relações do trabalho, política salarial, fiscalização do trabalho, saúde e segurança no trabalho entre outras.

O Ministério do Trabalho foi reestruturado pelo presidente Michel Temer pela medida provisória nº 726, de 2016, convertida na lei nº 13.341, de 29 de setembro de 2016. Foi extinto durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, tendo suas atribuições divididas entre o Ministério da Economia, o Ministério da Cidadania e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 2016, morreu o político e revolucionário cubano Fidel Castro. Ele morreu aos 90 anos de idade em Havana, a capital de Cuba. Fidel já estava afastado da presidência de Cuba desde o dia 31 de julho do ano de 2007, quando surpreendeu a todos com o anúncio de que estava passando o poder provisoriamente para seu irmão Raúl Castro, devido a problemas de saúde. Porém, a renúncia oficial foi no dia 2 de fevereiro do ano seguinte, marcando assim, o fim de um período de 49 anos. Fidel Castro deixou marcado o seu nome na história de forma definitiva, apesar de todas as polemicas.

Algumas frases de Fidel Castro:

"Condena-me, não importa, a história me absolverá."

"Ideias não precisam de armas se elas podem convencer as grandes massas."

"A mulher que quero tem de ser coração, fogo e espora, com a pele tostada como uma flor na Venezuela."

"Cheguei à conclusão, talvez um pouquinho tarde, de que os discursos devem ser curtos."


terça-feira, 24 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1631, foi saqueada e incendiada pelos holandeses em Pernambuco, a cidade de Olinda. Os holandeses haviam invadido a cidade no ano anterior. A cidade ficou em ruinas por ser considerada de difícil defesa. Foram 24 anos de domínio holandês, até que eles finalmente foram expulsos pelos portugueses. Olinda foi fundada como povoado no ano de 1525, por Duarte Coelho, e elevada à vila no dia 12 de março do ano de 1537. É uma das mais antigas cidades brasileiras e foi também a primeira capital de Pernambuco. No ano de 1676, foi transformada em cidade e, no ano de 1837, perdeu o título de capital para o Recife. Olinda é um dos mais importantes centros culturais do Brasil, além de possuir também lindas paisagens, No ano de 1982, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

No dia de hoje!

No dia de hoje, no ano de 1891, marechal Deodoro da Fonseca então presidente do Brasil, renunciou ao cargo devido a primeira Revolta Armada. Este foi um movimento de rebelião organizado por unidades da Marinha do Brasil contra o governo. Marechal Deodoro da Fonseca foi quem proclamou a república do Brasil e também o primeiro presidente.

Sob a liderança do almirante Custódio de Melo, unidades da Armada na baía de Guanabara, fizeram ameaças de bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. A fim de evitar uma guerra civil, o marechal Deodoro da Fonseca resolveu renunciar à Presidência da República. Quem assumiu o seu cargo foi o vice-presidente Floriano Peixoto.

Porém, a Constituição de 1891, garantia que caso a presidência ou a vice-presidência ficassem vagas antes de dois anos de mandato, teria que ter uma nova eleição. Isso fez com que o pessoal da oposição começasse a acusar Floriano Peixoto de estar ocupando o cargo ilegalmente.


 

domingo, 22 de novembro de 2020

Castello Branco

 Humberto de Alencar Castello Branco nasceu no dia 29 de setembro do ano de 1897 na cidade de Fortaleza no Ceará. Filho de militar, foi logo cedo com a família para a cidade de Mecejana. Passou a infância e juventude entre o Recife em Pernambuco, o Rio de Janeiro, então distrito federal, Teresina no Piauí e São Luís do Maranhão, acompanhando as transferências de seu pai. Mudou-se para Rio Pardo, no Rio Grande do Sul no ano de 1912, quando teve o ano de seu nascimento alterado por seu pai para 1900 de modo a conseguir estudar no Colégio Militar de Porto Alegre. Isso era comum naquela época, uma vez que a idade máxima para cursar o 2º grau do colégio era de 12 anos. Único cearense da turma, teve entre os colegas Arthur da Costa e Silva, a quem transferiu o poder ao deixar a Presidência da República. Chegou a general e à chefia do Estado-Maior do Exército durante o governo João Goulart. Foi reformado no posto de marechal quando caiu o presidente. Eleito presidente pelo Congresso, assumiu o cargo no dia 11 de abril do ano de 1964. Apoiado no Ato Institucional nº 1, cassou mandatos e direitos políticos - como os do ex-presidente Juscelino Kubitschek, suspendeu garantias constitucionais, dissolveu os partidos, acabou com as eleições diretas para os cargos executivos e interveio em sindicatos e associações civis. Em 15 de março do ano de 1967 passou o poder ao general Costa e Silva, seu ministro do Exército. Morreu quatro meses depois em um desastre aéreo no Ceará.


sábado, 21 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1830, morria em São Paulo vítima de um atentado, o jornalista, político e médico italiano radicado no Brasil, Giovanni Battista Líbero Badaró. Seu traiçoeiro assassinato desestabilizou ainda mais o frágil governo de D.Pedro I. Badaró nasceu no ano de 1798 na cidade italiana de Laigueglia e se mudou para o Brasil no ano de 1826.

No Brasil se tornou um liberal e viveu na cidade de São Paulo atuando como médico e dando aulas gratuitas de matemática. No ano de 1829, fundou o jornal O Observador Constitucional que não era bem visto pelos absolutistas. Alguns estudantes do Curso Jurídico fizeram em São Paulo uma manifestação contra o governo monárquico. Na visão do ouvidor Cândido Ladislau Japiaçu, os manifestantes tornaram-se criminosos e foram processados.

O jornal de Badaró fez campanha em favor dos manifestantes e ataques a Japiaçu. Badaró tornou-se desafeto de Japiaçu e sofreu um atentado às 22h do dia 20 de novembro, quando estava retornando para a sua casa que ficava na rua São José, atualmente rua Líbero Badaró. Antes de morrer, sua últimas palavras foram "morre um liberal mas não morre a liberdade".

Ele faleceu no dia seguinte e sua frase tornou-se símbolo da liberdade de imprensa. Sua morte repercutiu imensamente, tendo milhares de pessoas presentes em seu enterro e mais de 800 tochas acesas. O responsável pelo assassinato foi um alemão de nome Stock, que ficou escondido na casa de Japiaçu. Stock foi preso, mas Japiaçu, apesar de processado, foi absolvido.

Alguns historiadores dizem que, a ordem para assassinar Badaró partiu de D.Pedro I. A verdade é que a situação politica do imperador ficou complicada devido as críticas  que sofria por sua postura autoritária. No ano seguinte D.Pedro I abdicou do trono e retornou para Portugal, passando a coroa para seu filho, D.Pedro II que tinha apenas 14 anos de idade.


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1695, foi morto em uma emboscada após ser traído por um companheiro o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares. Ele teve sua cabeça cortada e exposta em praça pública, na cidade de Recife para servir de exemplo para outros escravos. Um ano antes, no dia seis de fevereiro do ano de 1694, os homens do bandeirante Domingos Jorge Velho destruíram o aldeamento principal do Quilombo dos Palmares, mas ele conseguiu fugir.

Depois de várias tentativas para um acordo, o governo ofereceu a Domingos Jorge Velho, armas, terras e dinheiro pelo resgate dos escravos que tinham fugido. Daí, teve início o conflito conhecido como Guerra dos Palmares quando as forças do governo venceram e destruíram por completo o Quilombo de Palmares no ano de 1695. Por conta da sua morte, o dia 20 de novembro celebra o Dia Nacional de Zumbi e a Consciência Negra no Brasil.


quinta-feira, 19 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1889, foi instituída pelo decreto de número 4, o Dia da Bandeira. Este decreto foi instituído pelo Marechal Manoel Deodoro da Fonseca que era na época o chefe do governo provisório da recém criada república do Brasil que havia sido proclamada quatro dias antes. A bandeira atual manteve as cores verde e amarela da bandeira imperial. A cor verde passou a representar a natureza, enquanto o amarelo remete ao ouro e às riquezas, enquanto o azul e as estrelas fazem referência ao céu na noite do dia 15 de novembro.


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1814, morreu em Ouro Preto, Minas Gerais, Antonio Francisco Lisboa conhecido como Aleijadinho. Considerado um dos maiores artistas do barroco do Brasil. Nasceu no dia 29 de agosto do ano de 1730 em Vila Rica, atual Ouro Preto e encantou a sociedade no século XVIII com suas obras. Em seu trabalho ele fazia uso de madeira e pedra-sabão além de misturar diversos estilos barrocos. Acredita-se que ele tenha ficado doente aos 40 anos. Suspeita-se que ele recebeu o seu apelido por ter contraído lepra. Devido a doença, ele começou a perder o movimento das mãos e dos pés. Para executar o seu trabalho, ele pedia que seu ajudante amarrasse suas ferramentas ao braço. Essa limitação física, não o impediu de trabalhar nas igrejas e altares de Minas Gerais. Toda sua obra foi realizada em Minas Gerais nas cidades de Congonhas, São João del-Rei, Sabará e Ouro Preto. A Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Palácio dos Governadores são os principais locais que receberam seus trabalhos. As esculturas em madeira (pintadas por Ataíde) que representam o calvário de Cristo estão entre suas obras mais conhecidas. Elas estão dispostas em seis capelas ao longo do Morro do Maranhão, diante da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas. Diante desta igreja encontram-se também as famosas estátuas dos Doze Profetas, esculpidos em pedra-sabão, em tamanho natural. No dia 18 de novembro do ano de 1814, Aleijadinho morreu abandonado e doente na cidade de Ouro Preto. Contudo, a importância do seu trabalho só foi reconhecida após a sua morte.


terça-feira, 17 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1869, foi inaugurado após 10 anos de obras no escaldante calor do deserto, o Canal de Suez. Uma hidrovia que interliga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O canal possui 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade.


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1904, chegava ao fim na cidade do Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina. Este movimento teve início no dia 10 de novembro e aconteceu devido a rejeição popular à vacina obrigatória contra a Varíola. Foi um projeto proposto pelo então sanitarista Oswaldo Cruz e devido a isso, as brigadas sanitárias juntamente com a polícia, poderiam entrar nas casas e aplicar a vacina à força.

A resistência por parte da população teve início com uma manifestação estudantil e foi crescendo, chegando ao ponto de, no dia 13 transformar o centro do Rio de Janeiro num verdadeiro campo de batalha. A população, que não possuía informação de como seria o processo de aplicação da vacina, destruiu lojas, colocou fogo em bondes, derrubou postes e atacou a polícia com paus, pedras e barras de ferro.

Por causa da revolta, o governo fez com que a obrigatoriedade da vacina fosse suspensa e declarou estado de sítio no dia 16 de novembro. Com o final da revolta, foi declarado que 30 pessoas haviam morrido e outras 110 ficaram feridas. Mais tarde, com a situação controlada, foi reiniciado o processo de vacinação. Em pouco tempo, a varíola foi erradicada da então capital do Brasil.


domingo, 15 de novembro de 2020

Guilherme , o Conquistador

 Foi o primeiro rei normando da Inglaterra e governou de 1066 até sua morte em 1087. Filho ilegítimo do duque da Normandia, é reconhecido como herdeiro, mas, ao receber o ducado, enfrentou a oposição de senhores feudais e de parentes, que não aceitavam a entrada de um bastardo na família.

No ano de 1046, defrontou-se com uma revolta dos nobres e, com a ajuda de tropas do rei da França, sufocou a insurreição no ano seguinte. Em 1064 foi novamente atacado, obteve nova vitória e voltou suas aspirações expansionistas para o outro lado do Canal da Mancha.

No século X, quando os vikings dominaram a Inglaterra, a família real saxônica refugiou-se na Normandia. No exílio, Eduardo, o Confessor clama pelo direito de rei verdadeiro da Inglaterra. Nove anos depois de retomar o trono, em 1042, indicou Guilherme para seu sucessor, por julgar que os normandos, que o haviam dado proteção no exílio, são seus únicos amigos.

Guilherme decidiu impor seus direitos no ano de 1066, após a morte de Eduardo. Invadiu a Inglaterra e derrotou as tropas do conde Harold, irmão de Eduardo, na Batalha de Hastings.

No dia 25 de dezembro foi coroado Guilherme I da Inglaterra. Fundador de uma nova dinastia, promoveu uma reestruturação radical no poder político e na sociedade do país ao introduzir um feudalismo monárquico poderoso, reformou a Igreja e criou tribunais para o povo. Morreu no dia 9 de setembro do ano de 1087 em Rouen, na França.


sábado, 14 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1921, morreu em Paris durante o seu exílio a Princesa Isabel. Filha de D.Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, foi por três vezes regente do brasil e sancionou diversas leis, entre elas a Lei do Ventre Livre, em 28 de setembro do ano de 1871, que tornava livre todos os negros nascidos após aquela data e a Lei Áurea que em 13 de maio do ano de 1888 aboliu a escravidão no Brasil.

Este fato lhe rendeu o apelido de "Princesa Redentora". Porém, logo após a abolição, a monarquia não resistiu aos republicanos, que passaram a contar com o apoio dos fazendeiros que exigiam ser ressarcidos da perda de seus "bens". A Família Real foi então banida do Brasil e a Princesa Isabel se instalou na propriedade de seu marido, o Conde d'Eu, na Normandia.

Transformou a sua casa numa espécie de embaixada do Brasil, recebendo brasileiros viajantes e dando ajuda até mesmo para Alberto Santos Dumont em suas invenções. Morreu de causas naturais e no dia 6 de julho do ano de 1953, seu corpo foi trazido para o Mausoléu Imperial na Catedral de Petrópolis.


sexta-feira, 13 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1956, foi decidido pela Suprema Corte dos Estados Unidos que a segregação racial nos ônibus na cidade de Montgomery e no estado do Alabama era ilegal e inconstitucional. O caso iniciou na justiça após a prisão de Rosa Parks, uma negra norte-americana que foi presa por se negar a dar o seu assento no transporte público para um branco. Sua prisão aconteceu no dia primeiro de dezembro do ano de 1955 e deu início a um boicote por parte da comunidade negra no transporte público. Os negros representavam 3/4 dos usuários.

De acordo com as regras, os brancos sentavam na parte dianteira do ônibus, e os negros na traseira. se a parte de trás estivesse cheia e a dianteira não, os negros não poderiam sentar ali. Porém, se o ônibus estivesse lotado e um branco subisse, todos os negros da fileira mais perto da área dos brancos teriam que se levantar e dar lugar ao branco. Rosa Parks estava nesta fileira e se recusou a levantar quando um branco subiu, desobedecendo a ordem dada pelo motorista e foi levada para a prisão. Os negros deveriam também pagar a passagem pela porta dianteira para o motorista, porém, tinham que subir e descer pelos fundos.

Oficialmente o boicote chegou ao fim no dia 20 de dezembro do ano de 1956, depois de 381 dias. Durante este período, os negros se organizaram para providenciar outras formas de transporte contando com a colaboração de motoristas e taxistas negros. Passaram também a usar bicicletas e caminhar para evitar o transporte público. Essa atitude causou um prejuízo financeiro geral mobilizando as organizações de luta por direitos civis nos Estados Unidos. Figuras importantes como Martin Luther King Jr. e Ralph Abernathy deram incentivo ao boicote como forma de protesto porém, sem o uso da violência.


quinta-feira, 12 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1746, nasceu na Fazenda do Pombal em Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Foi o quarto filho entre sete irmãos do português Domingos da Silva Santos, que se dedicava a mineração e da brasileira Maria Antônia da Encarnação Xavier. Com nove anos ficou órfão de mãe e aos onze perdeu o pai.


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1821, nasceu em Moscou, na Rússia o escritor, filósofo e jornalista do Império Russo, Fiodór Dostoiévski. Até hoje é considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram. Ele desistiu da carreira de engenheiro para se tornar escritor. No ano de 1849, foi preso por fazer parte de um grupo de discussão radical e foi então condenado à pena de morte. Porém, no último momento foi perdoado e por quatro anos, realizou trabalhos forçados na Sibéria.

Devido a isso, ele passou a sofrer epilepsia e experimentou um aprofundamento da sua fé religiosa. Tempos depois, publicou e escreveu para vários periódicos, produzindo seus melhores romances. Os seus livros tem como tema a fé, sofrimento e o sentido da vida. Sua profundidade psicológica, discernimento e seu tratamento quase proféticos sobre questões de filosofia e política fizeram a fama de seus textos. Dostoiévski faleceu em São Petersburgo, Rússia, no dia 9 de fevereiro de 1881 vítima de epilepsia.


terça-feira, 10 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1483, nasceu na cidade alemã de Eisleben o teólogo, frade agostiniano e reformador religioso Martinho Lutero (Martin Luther). Seus pais chamavam-se Hans Luther e Margarethe Luther e pertenciam à pequena burguesia e tinha prosperado com o trabalho em minas de cobre. Lutero passou parte de sua infância em Mansfeld, local onde seu pai trabalhava.

Ele teve uma criação muito rigorosa, mas seus pais dedicaram-se muito para que ele tivesse uma boa educação. Antes dele entrar na universidade, estudou em Mansfeld, Magdeburg e Eisenach. No ano de 1501, aos 18 anos, Lutero ingressou na Universidade de Erfurt, onde começou a estudar direito que era uma carreira muito próspera naquela época. Apesar de ser muito dedicado aos estudos, no ano de 1505 ele abandonou o direito e ingressou na vida eclesiástica.


segunda-feira, 9 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1989, aconteceu a queda do muro de Berlim. Este evento foi crucial na história mundial que marcou a queda da Cortina de Ferro e o início da queda do comunismo na Europa Oriental e Central. Depois de semanas de distúrbios civis e em meio a uma onda revolucionária no Leste Europeu, houve por parte do governo da Alemanha Oriental o anúncio de que todos os seus habitantes poderiam visitar Berlim Ocidental e a Alemanha Ocidental.

Com isso, milhares de alemães orientais atravessaram o muro que dividia a capital alemã e se juntaram aos alemães ocidentais do outro lado. Nos dias que se seguiram, partes do muro foram destruídas e, dias depois, quase toda a estrutura foi removida por máquinas. Com a queda do muro de Berlim, foi dado o passo inicial para a reunificação da Alemanha que formalmente foi assinada no dia 3 de outubro do ano de 1990.


domingo, 8 de novembro de 2020

Iuri Gagárin

 Foi um cosmonauta soviético nascido em Klushino na Rússia no dia 9 de março do ano de 1934. Foi o primeiro homem a tripular uma nave em voo espacial. Iuri Alekséeviitch Gagárin foi filho de um carpinteiro e frequentou uma escola profissionalizante próxima de Moscou para se formar em moldador.

Terminou o curso no ano de 1951 e continuou os estudos na Faculdade Industrial de Saratov, ao mesmo tempo que aprendeu a pilotar aviões na Escola de Cadetes da Força Aérea, em Orenburg. Terminou o treinamento na Força Aérea no ano de 1957.

Foi o escolhido para pilotar a pequena nave Vostok 1, lançada no dia 12 de abril do ano de 1961. Nela, ele fez a volta em torno da Terra em 1 hora e 29 minutos. Ao avistar nosso planeta do espaço, pronunciou uma frase que ficou na história "A Terra é azul!". Por essa proeza, recebeu a medalha da Ordem de Lênin.

Retornou como herói da União Soviética e passou a participar do treinamento de outros cosmonautas. Iuri Gagárin morreu em um voo experimental, perto de Moscou no dia 27 de março do ano de 1968.



sábado, 7 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1896, teve início a Guerra de Canudos que foi um confronto entre os integrantes de um movimento popular liderado por Antonio Conselheiro e o Exército Brasileiro. Este conflito aconteceu na comunidade de Canudos, no interior da Bahia. Depois que três expedições militares foram derrotadas contra Canudos, tornou-se prioridade para o governo brasileiro, a destruição total do arraial. O resultado desta ofensiva foi o massacre de pelo menos 20 mil sertanejos. Estima-se também que cinco mil militares tenham morrido. A Guerra de Canudos terminou no dia 5 de outubro do ano de 1897 com Canudos sendo totalmente destruído, a degola de vários prisioneiros de guerra, e todas as casas do arraial incendiadas.


sexta-feira, 6 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1837, teve início em Salvador na Bahia a Sabinada. Foi uma revolta que aconteceu entre os anos de 1837 e 1838, durante o Brasil Império. Neste período não havia nenhum imperador no trono e o comando do império brasileiro estava nas mãos dos regentes. Seus líderes foram o médico e jornalista Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva.

Apesar de contar com o apoio da população mais pobre e até da classe média, o movimento aconteceu somente na cidade de Salvador não contando com o apoio das cidades do interior baiano. Devido a isso, o governo imperial fez um bloqueio por terra e mar na capital, reprimindo assim o movimento. Aproximadamente, mil pessoas perderam a vida nos combates, alguns líderes executados e outros foram deportados.


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1849, nasceu na cidade de Salvador na Bahia o jurista, político, diplomata, escritor e tradutor Ruy Barbosa. Na área política, foi deputado, senador, ministro da Fazenda e duas vezes candidato à presidência da república. Participou da organização da República e foi também coautor da constituição da Primeira República junto com Prudente de Morais.

Defendeu o federalismo, o abolicionismo e os direitos e garantias individuais. Por ser um estudioso da língua portuguesa, Ruy Barbosa foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, onde foi presidente da instituição entre 1908 e 1919. Teve um papel importante na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial.

Foi indicado Juiz da Corte Internacional de Haia, já no final da sua vida mas não aceitou o convite. Ruy Barbosa morreu no dia 1 de março do ano de 1923 na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.


quarta-feira, 4 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 2008,o então senador democrata Barack Obama de Ilinóis, foi eleito presidente dos Estados unidos. Ele venceu o também senador John McCain, do Arizona e se tornou o 44º presidente dos estados Unidos e o primeiro afro-americano a ocupar este cargo. Obama, na época com 47 anos de idade obteve os votos de 365 colégios eleitorais e 53% dos votos populares (69,4 milhões de votos). Já seu oponente, obteve o voto de 173 colégios e 45% dos votos populares totalizando 59,9 milhões. Barack Obama tomou posse do cargo no dia 20 de janeiro do ano de 2009. Mais tarde, no dia 6 de novembro do ano de 2012, ele derrotou o republicano Mitt Romney e se reelegeu presidente norte-americano.

Nascido no Havaí, no dia 4 de agosto do ano de 1961, sua mãe era uma mulher branca do Kansas e seu pai um homem negro do Quênia. Formou-se em Direito em Harvard e foi professor da Universidade de Chicago. No ano de 1996 foi eleito senador pelo estado de Ilinóis e ocupou este cargo por três vezes. Sua campanha à presidência teve início no ano de 2007 e, em 2008, após uma acirrada disputa nas primárias do seu partido com a senadora Hillary Clinton, obteve a nomeação do Partido Democrata para a presidência. Entre seus temas de campanha ele prometeu, a retirada dos estados Unidos da Guerra do Iraque, a ampliação dos serviços de saúde entre outras coisas.


terça-feira, 3 de novembro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1930, exatamente às 15 horas, Getúlio Vargas assumiu o comando da Junta Militar Provisória, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro. Isso marcou a sua chegada à presidência e também o fim da República Velha, conhecida por sua política café com leite (que era a alternância do poder entre São Paulo e Minas Gerais).

Durante seu pronunciamento de posse, os soldados gaúchos cumpriram a promessa de amarrar os seus cavalos no obelisco da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco. Getúlio ficou no poder por 15 anos. Mais tarde, de 1951 até 1954, foi eleito democraticamente e permaneceu na presidência até o dia em que se suicidou, em 24 de agosto.


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

No dia de hoje!

No dia de hoje, no ano de 1976, Jimmy Carter foi eleito o 39º presidente dos Estados Unidos. Carter serviu como oficial na Marinha americana e depois ingressou na política, cumprindo dois mandatos como senador do estado da Geórgia e um como governador. Ele venceu as eleições presidenciais após fazer sua campanha eleitoral atacando o escândalo Watergate e também sugerindo um programa liberal.

Seu mandato foi considerado um fracasso pois, durante o tempo que governou, seu nível de confiança foi muito baixo apesar de mostrar uma grande vontade em implementar mudanças. Já no plano da política interna, ele propôs no início dos anos 80 um plano para combater a inflação e enfrentou oposição da maioria do congresso.

Fora isso, ele não conseguiu cumprir também a promessa de fazer uma reforma fiscal, ou o reajuste do salário mínimo como também diminuir o déficit orçamentário. A persistência da inflação e o crescimento da economia não foi satisfatória durante o seu governo. Jimmy Carter governou os Estados Unidos até o dia 20 de janeiro do ano de 1981. Em 2002 ele foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz.


 

domingo, 1 de novembro de 2020

Calvino

 Líder religioso francês, nasceu no dia 10 de julho do ano de 1509 em Noyon na França. Assim como Lutero, Calvino também teve grande importância na chamada Reforma Protestante. Estudou latim em Paris e Direito em Orleans, onde começou a se interessar por teologia e o estudo da Bíblia. Em Burgos, além de outras cidades francesas, ele começou a disseminar suas doutrinas reformistas conhecidas como calvinistas. No ano de 1535, uniu-se a Nicolas Cop, reitor da Universidade de Paris, quando este anunciou seu apoio a Martin Lutero. Acusados de heresia, ambos foram obrigado a abandonar Paris. No ano de 1536, Calvino publicou a primeira edição do seu A Instituição da Religião Cristã, um conciso e provocativo estudo que o colocou na vanguarda do protestantismo europeu.

Nesse mesmo ano, visitou Genebra e foi convidado a participar do movimento reformista da cidade. Calvino permaneceu em Genebra até 1538. Mas, depois, devido aos seus pontos de vista radicais, principalmente quanto à moral e à religião, também teve de abandonar a cidade e fixou-se em Estrasburgo, onde teve participação ativa da vida religiosa até o ano de 1541. Em Estrasburgo, Calvino publicou o primeiro de seus numerosos volumes comentários sobre os livros da Bíblia.

Nesse mesmo ano, no entanto, ele foi convencido a voltar para Genebra, onde não foi só chefe religioso como também governante e líder político. Desde então, Genebra tornou-se o principal centro protestante da Europa. Calvino impôs hábitos austeros aos cidadãos. O jogo, a dança e o canto, que não fosse ligado à Igreja, por exemplo, eram proibidos. E as pessoas suspeitas de bruxaria, assim como quem discordava de Calvino, foram queimadas vivas em fogueiras.

Calvino, que representou a face mais conservadora e puritana do protestantismo, morreu em Genebra no dia 27 de maio do ano de 1564.