No dia de hoje, no ano de 1804, Napoleão Bonaparte um verdadeiro mito da história, tornou-se imperador do povo francês. Sua nomeação se deu em momento de ascensão na carreira militar, após uma série de campanhas vitoriosas. Com isso, ele que já era Primeiro Cônsul, foi proclamado pelo Senado como Imperador. Napoleão foi Imperador até o dia 6 de abril do ano de 1814. Ele retornou ao cargo por poucos meses em 1815. Enquanto ele esteve no poder, comandou as chamadas guerras napoleônicas e dominou boa parte da Europa. Ele também estabeleceu o Bloqueio Continental como meio de fragilizar os ingleses comercialmente, fazendo com que todos os países fechassem seus portos para a Inglaterra, caso não fizessem, seriam então invadidos pelas tropas napoleônicas. A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi uma das consequências desse bloqueio. Como Portugal era aliado da Inglaterra, decidiu não aderir ao bloqueio, e a família real e seus súditos, com ajuda dos ingleses, fugiram para a colônia na América do Sul no ano de 1808. Napoleão nasceu em 15 de agosto de 1769 em Ajaccio na França e faleceu em 5 de maio de 1821 na ilha de Santa Helena na costa africana.
quarta-feira, 18 de maio de 2022
terça-feira, 17 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 2008, morreu em Salvador na Bahia, a escritora, fotógrafa e esposa do também escritor Jorge Amado durante 56 anos, Zélia Gattai Amado. Natural da cidade de São Paulo, nascida em 2 de julho de 1916, ela é filha de imigrantes italianos e desde pequena já participava junto com a família do movimento político-operário anarquista. Aos 20 anos casou-se com Aldo Veiga e manteve este relacionamento por oito anos e do qual teve um filho chamado Luís Carlos. No ano de 1945, Zélia conheceu Jorge Amado quando eles trabalhavam em um movimento em favor da anistia de presos políticos. Poucos meses depois, eles se casaram e ela sempre trabalhando junto a ele, ajudava-o na revisão de seus manuscritos. Em 1946, com a eleição de Jorge Amado como deputado, o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde tiveram o filho João Jorge, em 1947. No ano seguinte, com a proibição do Partido Comunista no Brasil, a família teve que deixar o país. Eles moraram por três anos em Paris, depois na Checoslováquia, onde tiveram a filha Paloma. Neste período em que lá viveram, Zélia começou a ter interesse pela fotografia. Registrou os momentos históricos da carreira do seu marido nesta época e no ano de 1963, eles retornaram para o Brasil e foram morar em Salvador. Quando ela estava com 63 anos, começou a escrever suas memórias. O seu primeiro livro Anarquistas, graças a Deus de 1979 foi sucesso de vendas. Com a morte de Jorge Amado em 2001, Zélia foi eleita para a Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira que pertencia a ele. No ano de 2008 após complicações por conta da retirada de um tumor no intestino Zélia faleceu aos 91 anos em Salvador.
segunda-feira, 16 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1975, a alpinista japonesa Junko Tabei entrou para a história como a primeira mulher a chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest, no Nepal, com 8.848 metros de altura. No ano de 1992, ela também se tornou a primeira mulher a escalar todos os Sete cumes, com 53 anos de idade.
domingo, 15 de maio de 2022
Sunitas
Uma das duas principais correntes do islamismo na atualidade (a outra é os xiitas). Os sunitas correspondem à maioria do mundo islâmico e se formaram entre os seguidores de Abu Bakr – um dos sucessores de Maomé. Para eles, além do Corão, a Sunna, coleção de livros que reúnem a conduta de Maomé, também tem grande importância na orientação da vida.
sábado, 14 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1796, o famoso pesquisador, médico e poeta inglês Edward Jenner descobriu a vacina antivariólica para combater a varíola, doença que tinha se convertido em uma terrível epidemia que atacou vários continentes. A varíola era uma das doenças epidêmicas com o maior índice de mortalidade no século XVIII.
sexta-feira, 13 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no Brasil. O processo de abolição da escravidão no Brasil foi feito de forma gradual e teve o seu início com a Lei Eusébio de Queiros no ano de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre, do ano de 1871 e da Lei dos Sexagenários, do ano de 1885, até terminar com o documento assinado pela princesa Isabel. Essa lei foi sancionada na sua terceira regência, quando o Imperador D. Pedro II se encontrava fora do Brasil. A palavra Áurea vem do latim Aurum e quer dizer "feito de ouro", brilhante, nobre ou "de muito valor". O projeto da Lei Áurea foi devido a pressões internas e externas, em 1888, o movimento abolicionista já possuía uma grande força e apoio popular no país e havia resultado na aprovação das leis anteriores. Com a abolição do tráfico de escravos em 1850, às frequentes epidemias de varíola ocorridas no século XIX, à Guerra do Paraguai, onde muitos escravos morreram ou foram libertos, e à Lei do Ventre Livre, que fez libertas todas as crianças, filhas de escravos, nascidas a partir de sua promulgação. Fez com que o número de escravos diminuísse. Houve também redução do número de escravos devido à Lei dos Sexagenários, de autoria de Rui Barbosa, que em 1885 libertou todos os negros com mais de 65 anos de idade. Durante o longo processo de discussão das leis que tratavam da abolição, a opinião pública e a classe política se dividiram entre os que eram totalmente favoráveis à abolição, os que eram contra e um outro grupo que desejava uma "abolição gradativa" para que não houvesse uma crise imediata na lavoura por falta de mão de obra. Segundo alguns pesquisadores recentes da historiografia brasileira, a abolição teria sido fruto de um estado semi-insurrecional que ameaçava a ordem imperial e escravista. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura.
quinta-feira, 12 de maio de 2022
No dia de hoje!
Em 1937 - O rei George VI da Inglaterra foi coroado em Westminster Abbey, em Londres.
Em 1948 - O estado moderno de Israel foi fundado e um governo provisório foi estabelecido no país.
Em 1965 - Israel e Alemanha Ocidental firmaram relações diplomáticas.
Em 1989 - O piloto britânico, Jack Mann, foi sequestrado por muçulmanos fundamentalistas em Beirute, Líbano.
quarta-feira, 11 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1948, o político liberal Luigi Einaudi se tornou o segundo presidente da República italiana e permaneceu no cargo até o ano de 1955. Licenciado em Direito, deu aulas de Economia e Finanças nas universidades de Turim, Pisa e na Universidade Bocconi de Milão. Foi também governador do Banco de Itália entre 1945 e 1948.
terça-feira, 10 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1933, foi iniciada na Alemanha, uma campanha para a queima de livros considerados pelo regime como subversivos. Eles determinaram que tudo aquilo que fosse crítico ou que desviasse dos padrões impostos pelo terceiro Reich fosse destruído. Milhares de obras foram então queimadas numa ação iniciada pelos grupos estudantis, que davam o seu apoio ao regime de Hitler. Este evento ficou conhecido como Bücherverbrennung e tinha como alvo principal livros escritos por autores judeus, religiosos, liberais, socialistas, pacifistas, anarquistas e comunistas. Obras que tinham como temas "educação sexual, pornografia e arte degenerada" também foram destruídas. Estima-se que mais de 25 mil obras tenham sido jogadas em uma fogueira montada na Praça da Ópera no centro de Berlin. Em 1934, a "lista negra" continha mais de três mil livros proibidos pelos nazistas. Com isso, tornou-se grande a perseguição a autores cujas ideias e opiniões eram vistas como oposição à ideologia nazista.
segunda-feira, 9 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1994, Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente da África do Sul a ser eleito por vias democráticas através do voto. Antes de assumir esse cargo, ele foi um ativista muito importante contra o apartheid (regime de segregação racial) e teve também envolvimento no planejamento de atividades consideradas subversivas. Devido a isso, ficou preso por 27 anos. Enquanto esteve preso ele se transformou na pessoa mais conhecida da luta contra o apartheid. Ao sair da prisão, em 1990, ele fez um discurso declarando o seu compromisso com a paz e a reconciliação com a minoria branca. O seu governo teve sua maior realização na criação da Comissão da Verdade e Reconciliação que ficou encarregada de apurar, mas não punir, os acontecimentos que ocorreram durante o apartheid. Era conhecido na África do Sul como "Madiba", um título honorário adotado por anciãos de sua tribo. Devido ao seu ativismo, foi aclamado internacionalmente e recebeu mais de 250 prêmios e condecorações, dentre eles o Nobel da Paz em 1993 e a Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos. Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013 em Houghton, Johanesburgo, África do Sul.
domingo, 8 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1945, os Aliados na Segunda Guerra Mundial celebraram o Dia da Vitória na Europa registrando oficialmente a derrota da Alemanha nazista. A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde milhões de pessoas festejaram o fim do conflito, apesar dos racionamentos de comida e roupas continuassem por alguns anos.
sábado, 7 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1945, o Alto Comando da Alemanha, tendo como representante o general Alfred Jodl assinou na cidade de Reims na França, a rendição incondicional de todas as forças do país na Segunda Guerra Mundial. O fato aconteceu em uma escola que serviu como Comando Supremo das Forças Expedicionárias Aliadas e passou a ter efeito a partir das 23 horas de 8 de maio. A princípio, a intenção do general Jodl era limitar a rendição alemã apenas as forças que ainda lutavam contra os aliados, mas, o general Eisenhower exigiu a rendição completa de todas as forças alemãs, tanto as do Oriente como as do Ocidente. Se isso não fosse cumprido ele ameaçou fechar a frente ocidental, e os alemães ficariam então nas mãos das forças soviéticas. O almirante Karl Dönitz que havia sucedido à Hitler foi comunicado da situação e ordenou que fosse assinada a rendição incondicional. Os generais Ivan Susloparov da Russia e o general François Sevez da França assinaram como testemunhas, e pela Força Expedicionária Aliada assinou o general Walter Bedell Smith. No dia seguinte foi confirmado pelo marechal Wilhelm Keitel a rendição assinando outro documento em Berlin. Era então a derrota da Alemanha nazista.
sexta-feira, 6 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1856 na cidade de Freiberg na antiga Morávia nasceu o médico neurologista conhecido como o pai da psicanálise Sigmund Freud. No início de sua carreira ele se interessou pela hipnose usando-a para tratar de doentes mentais. Mais tarde, substituiu a hipnose pela associação livre e a análise dos sonhos. Ele também ficou conhecido por suas teorias do complexo de édipo e da repressão psicológica. Freud faleceu em Londres no dia 23 de setembro de 1939 na sua casa, onde hoje funciona o Museu Freud de Londres. Relatos apontam que ele faleceu depois que o seu médico lhe aplicou três doses de morfina.
quinta-feira, 5 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1818 nasceu na cidade de Tréveris na Alemanha, Carl Marx, considerado um dos arquitetos da sociologia moderna. Ele foi sem dúvida um dos grandes pensadores e teóricos do nosso tempo, com forte influência nas áreas do conhecimento como filosofia, história, economia, geografia, entre outras. Sua obra sobre economia lançou as bases para o que se compreende hoje do trabalho e de sua relação com o capital. As suas teorias, conhecidas como marxismo, defendem que as sociedades humanas evoluem por meio da luta de classes: um conflito entre a burguesia, que controla a produção, e um proletariado, que fornece a mão de obra para a produção. Segundo Marx, o capitalismo iria produzir seus próprios conflitos internos que o levariam à autodestruição. Após então, viria um novo sistema, o socialismo, governado pela classe trabalhadora. Ele acreditava que o socialismo daria origem ao comunismo, uma sociedade, sem classes sociais e igualitária. No ano de 1848, ele juntamente com Friedrich Engels, publicou o Manifesto Comunista, em Londres. Este trabalho foi sem dúvida o mais influente na história que proclamou " a história de toda a sociedade até agora existente é a história das lutas de classes" e que a vitória do proletariado, ou classe trabalhadora, conduziria ao fim da sociedade de classes para sempre. Este trabalho foi originalmente, publicado em alemão com o título Manifest der Kommunistichen Partei ("Manifesto do Partido Comunista"). No ano de 1864, ele ajudou na criação da Associação Internacional do Trabalhadores e, em 1867, publicou o primeiro volume de sua monumental obra Das Kapital (O Capital), o trabalho de base da teoria comunista. Após sua morte em 14 de março de 1884, o comunismo se tornou um movimento reconhecido na Europa.
quarta-feira, 4 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1980, morreu, Josip Broz conhecido por seu título militar "Marechal Tito". Ele foi presidente da Iugoslávia desde o fim da Segunda Guerra Mundial até o dia de sua morte. Com a sua morte, a Iugoslávia, afundou em uma grande crise reavivando tensões nacionalistas entre os povos que a compunham. Esta crise acabou em uma violenta guerra que levou novamente o conflito bélico à Europa na década de 1990.
terça-feira, 3 de maio de 2022
No dia de hoje!
Em 1494 - Cristóvão Colombo avistou a ilha que seria chamada de Jamaica.
Em 1818 - Dom João VI proibiu, sobe pena de morte, a Maçonaria e sociedades secretas no Brasil.
Em 1933 - Carlota Queirós foi a primeira deputada mulher eleita para a Constituinte Brasileira.
Em 1938 - O Vaticano reconheceu o regime do ditador espanhol Francisco Franco.
Em 1941 - A força aérea alemã atacou a cidade inglesa de Liverpool, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1942 - Os nazistas exigiram que os judeus holandeses passassem a usar a estrela de Davi amarela em todas suas roupas.
Em 1960 - A Casa de Anne Frank, vítima e autora do relato sobre o holocausto judaico, foi aberta ao público.
Em 1977 - Margaret Thatcher, a primeira mulher na história inglesa a ocupar o cargo de primeiro-ministro, iniciou 18 anos de política conservadora e neoliberal.
segunda-feira, 2 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 2011, morreu em Abbottabad, no Paquistão, Osama bin Mohhammed bin Awad bin Laden, que se tornou mundialmente conhecido por Osama bin Laden. Ele nasceu em Riade, na Arábia Saudita no dia 10 de Março de 1957, de origem abastada foi líder e também fundador da Al-Qaeda, uma organização terrorista que foi acusada de envolvimento em diversos atentados realizados contra os Estados Unidos com destaque para o 11 de setembro de 2001, em Nova York. Depois de 2001 ele se tornou uma das pessoas mais procuradas no mundo. Quase 10 anos após o atentado de 11 de setembro, em 2 de maio de 2011, o então presidente americano Barack Obama fez um pronunciamento em rede de televisão informando que Osama bin Laden havia sido morto durante uma operação militar no Paquistão. Após passar por rituais tradicionais islâmicos, seu corpo teria sido sepultado no mar.
domingo, 1 de maio de 2022
No dia de hoje!
No dia de hoje, no ano de 1886 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, um grupo de trabalhadores americanos fizeram uma paralisação para reivindicar melhores condições de trabalho. Esse movimento espalhou-se então pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários países ocidentais, o dia 1º de Maio é tido como o Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador.

















