De viagem pela Europa, uma das coisas que mais me marcou foi visitar o campo de concentração localizado na cidade alemã de Dachau que fica 20 Km ao noroeste de Munique cerca de 40 minutos de trem entre uma cidade e outra.
Este campo foi erguido numa antiga fábrica de munições abandonada em março de 1933 e até 1945 é provável que o número de prisioneiros tenha passado de 188.000 e de janeiro de 1940 até maio de 1945 o número de mortos tenha sido de pelo menos 28.000.
O "clima" no local é muito pesado a começar pelo portão de entrada onde está escrita a frase "ARBEIT MACHT FREI" que significa "O TRABALHO LIBERTA". Essa visita não é uma tarefa tão fácil porque uma coisa é você assistir filmes, ler um livro e ver documentários que fale destes locais.
É sem dúvida um momento muito triste porém, te faz pensar e aprender também. No local tem o prédio principal, na parte de trás fica a área com as celas onde as pessoas eram castigadas.
A visita ao Campo de Dachau é um verdadeiro mergulho na parte triste da história alemã mas para quem ama a História, vale muito a pena. Durante a visita que é feita por um excelente guia, você conhece toda a história do campo, desde como viviam e eram tratados os prisioneiros. Pode-se ver textos, documentos, roupas e vários objetos da época. Existe um Memorial Judeu e também templos de outras religiões. Apesar de toda parte triste, sem dúvida, é um lugar que não se pode deixar de conhecer, principalmente para quem gosta de História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário