No dia de hoje, no ano de 1941, o presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt reuniu o Congresso para pedir que este aprovasse a declaração de guerra ao Japão, país que tinha atacado na véspera a base naval americana de Pearl Harbor.
Ele disse em seu discurso: "ontem, 7 de dezembro de 1941, uma data que viverá na infâmia, os Estados Unidos da América foram deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão. Não importa quanto tempo demore para superar essa invasão premeditada, o povo americano em seu justo poder lutará até a vitória absoluta".
Após discursar por 10 minutos, Roosevelt foi ovacionado e, naquela tarde, estava assinada a declaração de guerra. O ataque de Pearl Harbor pelos japoneses causou um sentimento de aversão à população japonesa pelos Estados Unidos. Foi assim que 110.000 japoneses e cidadãos americanos de origem japonesa foram levados para campos de internação (War Relocation Centers) construídos em áreas remotas nos estados de Washington, Califórnia e Oregon.

Nenhum comentário:
Postar um comentário