Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu na cidade de Niterói em 18 de outubro de 1836. Entrou para o exército e estudou engenharia na Escola Central e astronomia no Observatório do Rio de Janeiro, nessa época também, ensinou matemática no Imperial Colégio Pedro II.
No ano de 1887 fundou o Clube Militar, um importante centro de propaganda republicana do qual se tornou presidente. No dia 9 de novembro de 1889 presidiu a sessão na qual os membros do Clube Militar decidiram a queda da Monarquia.
Logo após a Proclamação da República ele assumiu a pasta da Guerra no governo provisório e, no ano de 1890 foi aclamado general-de-brigada num comício público.
Também em 1890, passou a chefiar o Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos. Elaborou uma reforma no ensino baseada nos princípios do positivismo, uma corrente filosófica que considerava a educação uma prática anuladora das tensões sociais.
Benjamin Constant também participou da Guerra do Paraguai como engenheiro civil e militar. Faleceu aos 57 anos em 22 de janeiro de 1891 na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário