Neste dia, em 1818 nascia na cidade de Tréveris na Alemanha, Carl Marx, considerado um dos arquitetos da sociologia moderna.
Ele foi sem dúvida um dos grandes pensadores e teóricos do nosso tempo, com forte influência nas áreas do conhecimento como filosofia, história, economia, geografia, entre outras.
Sua obra sobre economia lançou as bases para o que se compreende hoje do trabalho e de sua relação com o capital. As suas teorias, conhecidas como marxismo, defendem que as sociedades humanas evoluem por meio da luta de classes: um conflito entre a burguesia, que controla a produção, e um proletariado, que fornece a mão de obra para a produção.
Segundo Marx, o capitalismo iria produzir seus próprios conflitos internos que o levariam à autodestruição. Após então, viria um novo sistema, o socialismo, governado pela classe trabalhadora. Ele acreditava que o socialismo daria origem ao comunismo, uma sociedade, sem classes sociais e igualitária. No ano de 1848, ele juntamente com Friedrich Engels, publicou o Manifesto Comunista, em Londres. Este trabalho foi sem dúvida o mais influente na história que proclamou " a história de toda a sociedade até agora existente é a história das lutas de classes" e que a vitória do proletariado, ou classe trabalhadora, conduziria ao fim da sociedade de classes para sempre.
Este trabalho foi originalmente, publicado em alemão com o título Manifest der Kommunistichen Partei ("Manifesto do Partido Comunista").
No ano de 1864, ele ajudou na criação da Associação Internacional do Trabalhadores e, em 1867, publicou o primeiro volume de sua monumental obra Das Kapital (O Capital), o trabalho de base da teoria comunista.
Após sua morte em 14 de março de 1884, o comunismo se tornou um movimento reconhecido na Europa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário