No dia de hoje, em 1469 nasceu em Florença, o político, diplomático, filósofo, historiador, poeta e autor teatral italiano, Nicolau Maquiavel.
É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente eles são, e não como deveriam ser.
O pensamento histórico de Maquiavel ficou fixado fundamentalmente em duas obras: A vida de Castruccio Castracani de Luca (1520) e História de Florença (1520-1525).
Entrou para a política com 29 anos no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nessa função, ele observou o comportamento dos grandes nomes da época e a partir daí retirou alguns postulados para sua obra. Após catorze anos nessa função foi afastado e criou suas principais obras.
Resumindo a sua filosofia, pode-se dizer que Maquiavel se dedicou ao estudo da filosofia política, mas de uma forma diferente dos filósofos anteriores a ele, buscou investigar política pela política, ou seja, sem utilizar em sua visão conceitos morais, éticos e religiosos que pudessem direcionar seus estudos. Faleceu em Florença no dia 21 de Junho de 1527.

Nenhum comentário:
Postar um comentário