Foi um escultor grego que nasceu no ano 480 a.C. em Atenas na Grécia.
Considerado o maior escultor grego do período clássico, foi o criador do Parthenon e das estátuas dos deuses gregos. Não se tem muitas informações sobre a sua vida.
Entre seus primeiros trabalhos está uma estátua de bronze feita para celebrar a vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Maratona. Por volta do ano 456 a. C., a obra foi levada para a Acrópole de Atenas. Com a segunda invasão persa a cidade foi saqueada, e muitas casas e templos foram destruídos. Durante o período de reconstrução, Fídias foi nomeado por Péricles para desenhar e fazer a supervisão da construção do Parthenon e do templo da deusa Atena, na Acrópole.
No ano 438 a.C. executou a estátua de Atena, feita de ouro e marfim, e também 92 esculturas em relevo, usadas como friso ao longo dos muros da Acrópole. Foi acusado de heresia por colocar seu retrato e o de Péricles nas portas do templo da cidade.
Existem versões divergentes sobre os últimos dias de Fídias. Uns dizem que ele morreu na prisão. Outros dizem que ele conseguiu fugir e foi para Olímpia, onde morreu após construir a estátua de Zeus, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário