No dia de hoje, no ano de 1943, o governo italiano declarou guerra contra a sua ex-aliada Alemanha. Com isso, a Itália se juntou à batalha ao lado dos Aliados contra o Eixo. No mês de julho, Mussolini havia sido deposto do poder assim como houve também a queda do regime fascista italiano. O ex-chefe de comando de Mussolini, o general Pietro Badoglio tinha assumido o poder a pedido do rei Victor Emanuel.
Ele então deu início as negociações com o general Eisenhower, dos estados unidos, para a rendição da Itália aos Aliados. Essa aproximação iniciou de fato no dia 8 de setembro, quando inclusive o governo da Itália deu permissão para que os Aliados usassem a região de Salerno, como base contra a Alemanha.
Desde quando Mussolini começou a vacilar na guerra, Hitler já planejava invadir a Itália para manter os Aliados afastados dessa região que ele considerava estratégica. No dia que a Itália se rendeu, Hitler ocupou Roma e com isso, a família real e o general Badoglio fugiram para Brindisi que ficava no sudoeste do país, onde inclusive foi criado um novo governo antifascista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário