No dia de hoje, no ano de 1949, Mao Tsé-Tung proclamou a República Popular da China. Ele se auto denominou chefe de Estado e também introduziu o regime comunista no país. Depois de anos de batalha entre as forças comunistas de Mao Tsé-Tung e o regime do líder nacionalista chinês Chiang Kai-Shek, que tinha o apoio do governo norte-americano com armas e dinheiro, sua vitória foi o clímax.
Para os Estados Unidos, foi um duro golpe a adesão da China ao comunismo já que ele ainda estava se recuperando da detonação de uma arma nuclear pela União Soviética um mês antes. Por isso, durante a Guerra Fria, o país era conhecido como "China Comunista" ou "China Vermelha".
Somente em fevereiro do ano de 1972, no auge da ruptura sino-soviética, Mao Tsé-Tung juntamente com o premier chinês Zhou Enlai tiveram um encontro com o presidente norte-americano Richard Nixon, em Pequim. Porém, os Estados Unidos só vieram reconhecer oficialmente a República Popular como o único governo legítimo da China no dia 1 de janeiro do ano de 1979.

Nenhum comentário:
Postar um comentário