quinta-feira, 29 de outubro de 2020

No dia de hoje!

 No dia de hoje, no ano de 1945, sem ter mais condições políticas de seguir como presidente, Getúlio Vargas renunciou ao seu posto. Após o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda dos governos autoritários na Europa, o momento político internacional indicava que o Estado Novo estava findando. Pelas ruas os estudantes pediam liberdade e democracia, o Exército já preparava um golpe.

Getúlio Vargas mesmo contando com o apoio dos seus eleitores, se viu sem opção e encerrou seus 15 anos de governo. A nomeação de seu irmão Benjamim Vargas como Chefe de Polícia, dias após adiar as eleições presidenciais, que estavam marcadas para o dia 2 de dezembro foi a gota d'água. Um dia após Vargas renunciar, o cargo de presidente foi ocupado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares que manteve para o dia 2 de dezembro a eleição que elegeria Eurico Gaspar Dutra.

Apesar de estar fora do governo, Vargas continuou com a vida política tendo o apoio de Dutra. Depois de cinco anos, voltou a se candidatar à presidente e foi eleito democraticamente. Se manteve como presidente até o dia 24 de agosto do ano de 1954, quando se suicidou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário