No dia de hoje, no ano de 1929, foi o início da Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929 nos Estados Unidos. Essa crise durou ao longo da década de 1930, vindo a terminar apenas com a Segunda Guerra Mundial. Nesse período houve uma grande recessão, quedas terríveis na produção industrial e grande desemprego. As ações da Bolsa de Valores de Nova York caíram assustadoramente no dia 24 de outubro e ficou conhecido como a Quinta-Feira Negra. Isso fez com que milhares de acionistas perdessem grandes somas em dinheiro da noite para o dia.
O mundo inteiro sentiu os efeitos da Grande Depressão. Além do próprio Estados Unidos, também foram atingidos os Países Baixos, Austrália, Itália, França, Reino Unido, Alemanha e, em especial o Canadá. Mas, apesar disso, países que eram pouco industrializados na época, como por exemplo Argentina e Brasil, a Grande Depressão acabou acelerando o processo de industrialização.
Quem praticamente não foi abalada, foi a União Soviética. Existem uma série de teorias para tentar explicar os motivos da Grande Depressão, entre elas estão a da superprodução industrial depois da Primeira Guerra Mundial e também a redução das reservas monetárias para segurar uma suposta inflação nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário