domingo, 18 de outubro de 2020

Liev Tolstói

 Liev Nikoláievich Tolstói, mais conhecido em português como Leão, Leo ou Liev Tolstói, foi um escritor russo nascido no dia 9 de setembro do ano de 1828 na Rússia. Expoente da literatura realista, fez crítica da sociedade e da moral na Rússia no final do século XIX, sendo considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.

Estudou línguas e leis na Universidade de Kazan, mas, insatisfeito com o sistema formal de educação, abandonou os estudos antes da graduação. No ano de 1852, alistou-se no Exército e lutou na Guerra da Criméia (1853-1856). Iniciou então sua carreira literária, inspirado pelas experiências da sua vida militar.

Dessa época criou "Contos de Sebastopol" (1855) e "Os Cossacos" (1863). Retornou à propriedade da família e casou-se com Sofia Andreyevna Bers. Enquanto escreveu seus dois maiores romances, Guerra e Paz (1869) e Anna Karenina(1877), entrou em crise espiritual e questionou a sociedade em que vivia.

Rejeitou a autoridade da Igreja Ortodoxa Russa e foi excomungado no ano de 1901. Após várias brigas com a esposa, que não aceitava seu desejo de doar as propriedades da família, saiu de casa aos 82 anos de idade. Após alguns dias, morreu de pneumonia, na estação ferroviária de Astapovo, na província de Riaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário