quarta-feira, 17 de junho de 2020

Evita Perón

Maria Eva Duarte de Perón nasceu na cidade de Los Toldos próximo a Buenos Aires no dia 7 de maio de 1919, em uma família pobre. Aos 16 anos, decidiu seguir a carreira artística e se mudou sozinha para Buenos Aires.
Estreou no cinema no filme Segundos Afuera em 1937 e logo depois, foi contratada para trabalhar em radionovelas. Em 1944 conheceu o então vice-presidente da Argentina e ministro do Trabalho e da Guerra, Juan Domingo Perón.
No ano seguinte Perón foi preso por militares que estavam descontentes com sua política, que era voltada para obter benefícios para os trabalhadores. Evita, então começou a organizar comícios populares forçando as autoridades a libertá-lo.
Passado um tempo, eles se casaram e Perón foi eleito presidente em 1946. Devido a sua elegância e seu carisma, Evita conquistou o apoio da população pobre, de maioria migrantes de origem rural a quem ela chamava de "descamisados" para o peronismo.
Porém, no dia 26 de julho de 1952, devido a um câncer de útero ela faleceu em Buenos Aires aos 33 anos de idade. Seu corpo foi embalsamado e ficou exposto à visitação pública até que, durante o golpe de Estado que derrubou Perón em 1955, os seus inimigos políticos sequestraram o cadáver e o esconderam por 16 anos.
O corpo de Evita foi devolvido a Perón por um oficial argentino em Madri onde ele vivia exilado. Em 1973, Perón voltou à Argentina e foi reeleito presidente, tendo como vice Isabelita, sua terceira esposa. Após sua morte, em 1974, Isabelita trouxe os despojos de Evita para a Argentina e os sepultou em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário