sábado, 27 de junho de 2020

Martin Heidegger

Foi um filósofo alemão que nasceu no dia 26 de setembro de 1889 na cidade de Messkirch, no sudoeste da Alemanha. Filho de um sacristão, logo cedo revelou sua vocação religiosa e começou o noviciado jesuítico após terminar o curso secundário, mas acabou não concluindo a formação religiosa.
Heidegger preferiu estudar teologia e filosofia na Universidade de Freiburg, onde foi particularmente influenciado por Husserl. No ano de 1915, tornou-se colega de Husserl na universidade, mas acabou não seguindo o seu pensamento. Ele definiu o seu próprio caminho no livro O Ser e o Tempo, de 1927, no qual ele questiona: "O que é ser, como é ser, o que significa perguntar qual o significado de ser?" Esta obra influenciou pensadores da Europa e da América Latina, entre eles o filósofo francês Jean-Paul Sartre.
Para ele, o homem é sobretudo vontade, livre-arbítrio e pertence a um universo que só adquire significado a partir de sua reflexão. Destacam-se entre seus principais trabalhos: Kant e o Problema da Metafísica(1928), Sobre a Essência da Verdade(1930), Introdução à Metafísica(1935), Carta Sobre o Humanismo(1946) e Caminhos Que Não Levam a Lugar Nenhum(1950).
Martin Heidegger faleceu no dia 26 de maio do ano de 1976 em Freiburg na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário