quarta-feira, 10 de junho de 2020

No dia de hoje!

O dia era 10 de junho, o ano era 1842 e as famosas revoltas liberais que um mês antes haviam começado em São Paulo, estouraram também no estado de Minas Gerais mais precisamente na cidade de Barbacena.
Esse episódio fez parte de um movimento que durante o império, agitou o Brasil. Foi promovido e organizado pelo Partido Liberal, que não aceitava a elevação do Partido Conservador ao poder. O governo imperial então, designou Luís Alves de Lima e Silva (futuro duque de Caxias) para combater os rebeldes.
José Feliciano Pinto Coelho havia sido aclamado presidente interino da província pelos rebeldes em Minas Gerais. Assim como em São paulo, os mineiros também se recusaram a acatar as novas leis do governo conservador, que eles consideravam reacionárias e centralizadoras. Além disso, os líderes do movimento também se manifestaram contra a assinatura do novo Tratado de Comércio, que renovava os privilégios concedidos aos ingleses.
Com as notícias da chegada de Caxias e após várias derrotas, afloraram as divergências internas entre os rebeldes. Então, eles trocaram José Feliciano por Teófilo Ottoni, que defendia uma ação mais audaciosa por parte dos revoltosos. Porém, já era tarde para que os liberais, que estavam divididos entre si, conseguissem a união de suas forças.
Finalmente, Caxias conseguiu derrotar os revoltosos em uma batalha em Santa Luzia onde houve um grande número de mortos nos dois lados e mais ou menos 300 rebeldes foram presos. Os principais chefes do movimento, foram processados e julgados e tiveram suas anistias concedidas pelo imperador em 1844.

Nenhum comentário:

Postar um comentário