Se hoje em dia temos informações precisas sobre a Antiguidade, isso devemos ao historiador grego Heródoto. (485-425 a.C).
Conhecido também como o "Pai da História", Heródoto desenvolveu os meios pelos quais nós, do mundo ocidental, podemos saber e avaliar os momentos mais importantes da história.
Heródoto nasceu na Ásia Menor, em Helicarnasso e teve um papel importante na revolução contra o tirano Lídames. Mais tarde se mudou para Atenas, onde começou a fazer anotações da história de sua época, principalmente das guerras entre Grécia e Pérsia, e todos os fatos que a precederam.
Ele é reconhecido como o "Pai da História" por ter sido o primeiro homem a tentar um estudo ordenado e objetivo das inter-relações entre os eventos históricos embora os acontecimentos anteriores, já houvessem sido registrados.
Heródoto também viajou para o Egito e percorreu o Mediterâneo, fazendo um estudo das culturas dessas regiões e registrando os fatos do modo mais fiel possível. Mais tarde, Heródoto ajudou a fundar o povoado grego de Turim, na Itália, onde provavelmente tenha sido o lugar onde ele veio a falecer. Os pesquisadores de Alexandria organizaram os seus escritos, e o dividiram num total de nove livros, que recebeu o nome "Histórias", onde cada um recebeu o nome de uma musa: "Clio, Euterpe,Tália, Melpômene, Terpsícore, Erato, Polímnia, Urânia e Caliope.
Frases de Heródoto
* Mais vale ser invejado que lastimado.
* Entre as penas humanas, a mais dolorosa é a de prever muitas coisas e não poder fazer nada.
* São as circunstâncias que governam os homens, não os homens que governam as circunstâncias.
* De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é que temos de ter consciência de muito e controle de nada.
* Não tentes curar o mal com o mal. Muitas pessoas preferem a medida justa à justiça rigorosa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário